ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Receita Federal espera mais de 37 mil declarações de Imposto de Renda entregues em Santa Cruz

Polícia Federal investiga fraude envolvendo uso de laudos médicos falsos para isentar IR

Começa nesta quarta-feira, às 9 horas, o período para declaração do Imposto de Renda (IR) 2023, referente ao ano-fiscal de 2022. Deve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022, ou seja, R$ 2.380,00 por mês. De acordo com o delegado da Receita Federal de Novo Hamburgo, auditor-fiscal Eduardo Godoy Corrêa, Santa Cruz do Sul deve receber 37,4 mil declarações – no ano passado, foram 35.634. “A projeção é de um aumento de aproximadamente 5%. Consideramos a variação de salários e o reaquecimento da economia. É uma estimativa, mas normalmente ficamos bem próximos disso”, disse em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM. 

LEIA TAMBÉM: Pix dará prioridade para o pagamento da restituição do Imposto de Renda

Publicidade

No Brasil, a Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações no período de entrega, que vai até 31 de maio. Neste ano, a principal mudança é nos prazos. Normalmente, o contribuinte podia declarar já a partir do início de março e até o fim de abril. Contudo, de acordo com Corrêa, a alteração aconteceu para incentivar a utilização da declaração pré-preenchida. O modelo existe há alguns anos, mas certas mudanças só chegaram no fim de fevereiro e a Receita Federal precisa de alguns dias para colocar à disposição.

Publicidade

“A principal razão do atraso desse início da entrega das declarações é que a Receita quer fomentar a entrega dessas declarações pré-preenchidas, pois percebemos que há muito erro de preenchimento, de digitação, de esquecimento de declarar. Por meio da pré-preenchida, esses equívocos são minimizados”, acrescentou o auditor-fiscal.

LEIA TAMBÉM: Evento do Sindicontábil vai ensinar como destinar imposto devido para projetos sociais

Publicidade

Embora o período de entrega tenha sido alterado, não houve mudança no que diz respeito à restituição. “Serão cinco lotes. O primeiro será pago em 31 de maio, ou seja, junto com o final da declaração”, afirmou.

Publicidade

Colaborou Maria Regina Eichenberg

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta