Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ABERTO O PRAZO

Receita Federal espera mais de 37 mil declarações de Imposto de Renda entregues em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Polícia Federal investiga fraude envolvendo uso de laudos médicos falsos para isentar IR

Começa nesta quarta-feira, às 9 horas, o período para declaração do Imposto de Renda (IR) 2023, referente ao ano-fiscal de 2022. Deve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022, ou seja, R$ 2.380,00 por mês. De acordo com o delegado da Receita Federal de Novo Hamburgo, auditor-fiscal Eduardo Godoy Corrêa, Santa Cruz do Sul deve receber 37,4 mil declarações – no ano passado, foram 35.634. “A projeção é de um aumento de aproximadamente 5%. Consideramos a variação de salários e o reaquecimento da economia. É uma estimativa, mas normalmente ficamos bem próximos disso”, disse em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM. 

LEIA TAMBÉM: Pix dará prioridade para o pagamento da restituição do Imposto de Renda

No Brasil, a Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações no período de entrega, que vai até 31 de maio. Neste ano, a principal mudança é nos prazos. Normalmente, o contribuinte podia declarar já a partir do início de março e até o fim de abril. Contudo, de acordo com Corrêa, a alteração aconteceu para incentivar a utilização da declaração pré-preenchida. O modelo existe há alguns anos, mas certas mudanças só chegaram no fim de fevereiro e a Receita Federal precisa de alguns dias para colocar à disposição.

Publicidade

“A principal razão do atraso desse início da entrega das declarações é que a Receita quer fomentar a entrega dessas declarações pré-preenchidas, pois percebemos que há muito erro de preenchimento, de digitação, de esquecimento de declarar. Por meio da pré-preenchida, esses equívocos são minimizados”, acrescentou o auditor-fiscal.

LEIA TAMBÉM: Evento do Sindicontábil vai ensinar como destinar imposto devido para projetos sociais

Embora o período de entrega tenha sido alterado, não houve mudança no que diz respeito à restituição. “Serão cinco lotes. O primeiro será pago em 31 de maio, ou seja, junto com o final da declaração”, afirmou.

Publicidade

Colaborou Maria Regina Eichenberg

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.