Categories: Polícia

Receita Federal apreende R$ 700 mil em instrumentos musicais

A Receita Federal realiza nesta quinta-feira, 7, em Venâncio Aires, uma operação de fiscalização. De acordo com a Receita, a ação acontece em um estabelecimento comercial com suspeita de comercialização de equipamentos e instrumentos musicais estrangeiros que ingressaram de forma irregular no país, configurando a prática dos crimes de descaminho e sonegação fiscal.

As mercadorias com suspeita de irregularidade serão levadas ao depósito da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, tendo o contribuinte prazo para apresentar a documentação fiscal comprobatória da regular importação dos itens. Conforme a Receita, a não comprovação acarretará na pena de perdimento, bem como representação fiscal para fins penais em nome dos responsáveis, a ser encaminhada ao Ministério Público Federal.

Entre as mercadorias apreendidas, constam mixers digitais, mesas digitais, teclados musicais, caixas de som, amplificadores, parleds, projetores e diversos instrumentos musicais, sendo estimado o valor da apreensão em R$ 700 mil. O nome da empresa não foi divulgado pela Receita Federal.

Publicidade

De acordo com o delegado da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, o auditor fiscal Leomar Padilha, é importante entender os malefícios do contrabando. “Regra geral, na visão da sociedade brasileira, o descaminho não seria um crime, pois o senso comum é que a pessoa está trabalhando e não estaria cometendo nenhuma irregularidade, visão essa absolutamente equivocada, trata-se de um crime extremamente danoso para sociedade, para nossa economia, para nossos empregos”, disse.

O delegado ressalta que, quando o cidadão compra um produto contrabandeado, está abrindo mão de recursos (pois o contrabando não paga imposto) para saúde, educação, segurança pública, entre infindáveis outros serviços públicos.

“Também está abrindo mão da geração de emprego, seja o seu, de seus filhos, familiares, pois o contrabando, por não pagar impostos gera concorrência desleal, inviabilizando muitas empresas, que fecham as portas e demitem inúmeros trabalhadores. Esses são apenas alguns dos perversos malefícios que o contrabando causa.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Do Paraguai ao comércio: a logística do contrabando de cigarros

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.