Categories: Regional

Receita envia cartas para 500 contribuintes com irregularidades na região

Pelo menos 500 contribuintes pessoas físicas domiciliadas na região comeaçaram a receber ontem uma correspondência enviada pela Receita Federal informando que sua declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) do exercício de 2016 está com o processamento suspenso em função de divergências detectadas entre os dados declarados e as informações existentes nos sistemas da Receita Federal.

Na jurisdição da Delegacia da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, que engloba 69 municípios, são 500 contribuintes. Em de Santa Cruz do Sul são 104 contribuintes notificados, já em Lajeado e Montenegro serão 80 e 74 contribuintes, respectivamente. Já no Rio Grande do Sul são 13 mil contribuintes notificados.

Como muitas dessas divergências decorrem de simples erro de preenchimento da declaração, esses contribuintes podem solucioná-las de imediato por meio da entrega de declaração retificadora. Uma vez sanadas as divergências a declaração será liberada. Conforme explicado nas cartas, os esclarecimentos sobre as divergências identificadas e as orientações necessárias para saná-las estão disponíveis no sítio da Receita Federal do Brasil na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br).

Publicidade

A Receita destaca que essa é uma oportunidade para o contribuinte, que eventualmente cometeu alguma irregularidade, se regularizar sem sofrer as penas previstas na legislação: como multas que podem chegar até 225%, e até responder penalmente por sonegação. Todo procedimento pode ser feito pela internet, sem a necessidade de comparecer nas unidades de atendimento da Receita Federal.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.