As bolachas, caseiras ou não, são parte da tradição natalina. Entre os povos germânicos, a produção das guloseimas, até hoje, mobiliza famílias inteiras. É o que destaca a pesquisadora da cultura alemã Lissi Bender. “Fazer biscoitinhos natalinos é praticar uma antiga e linda tradição. Muito especial também por unir a família nos preparativos para o Natal, por envolver o lar com aromas maravilhosos”, diz.
Uma das especiarias mais comuns na produção dos biscoitos natalinos é a baunilha. Abaixo, você confere uma receita alemã, as Vanillekipferln, bolachas de baunilha em formato de meia-lua.
LEIA MAIS: Confira receitas para impressionar os convidados na ceia de Natal
Publicidade
Ingredientes:
- 300 g de farinha
- 250 g de manteiga
- 125 g de açúcar
- 3 gemas
- 150 g de amêndoas raladas
- Para decorar: cinco envelopes de baunilha
Preparo
Misturar todos os ingredientes e sovar uma massa firme. Envolver a massa em papel celofane e deixar descansar na geladeira por uma hora, para que a manteiga, contida na massa, resfrie e a massa fique bem firme. Quando estiver fria, tirá-la da geladeira e, com pequenas porções de massa, formar rolos da grossura de um dedo. Cortar porções de cinco centímetros e curvar cada pedacinho em formato de meia-lua.
Sobre uma forma, coberta com papel manteiga, dispor os biscoitinhos e colocar a assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por dez a 15 minutos. Os biscoitos devem ficar clarinhos, porque depois de assados eles ainda escurecem um pouco. Depois de assados, rolar os biscoitos, ainda quentes, em açúcar de baunilha.
LEIA MAIS: Um Natal com atmosfera de esperança em Santa Cruz
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!