Todas as pessoas que têm familiares no Cemitério Municipal de Santa Cruz do Sul devem atualizar seus dados cadastrais até o fim de outubro. Com o recadastramento, que teve início no mês de maio, a Prefeitura quer contabilizar o número exato de sepulturas ativas. Até a última quinta-feira, 2.615 inscrições haviam sido atualizadas, mas a estimativa é de que existam mais de 5 mil túmulos em uso no terreno.
De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Urbanos do município, Gerson Vargas, ainda não foi definido o que será feito com os jazigos cujos responsáveis não forem localizados. “Em um primeiro momento, estamos buscando apenas mensurar o número de sepulturas. Depois que obtivermos essa informação, iremos recorrer às devidas medidas judiciais”, explicou. O recadastramento é obrigatório para todos que possuem jazigos ou contam com parentes sepultados no local e vale tanto para os túmulos quanto para as gavetas.
O secretário Vargas afirma que, após melhorar o controle sobre as sepulturas, o local deve receber novas intervenções nas partes de iluminação e segurança. “Já reforçamos a segurança, mas precisamos que as pessoas mantenham os pagamentos em dia para garantirmos a manutenção adequada”, disse. Para o feriado de Finados, em 2 de novembro, serão realizadas pintura, capina e a colocação de câmeras de vigilância integradas ao sistema de monitoramento da Guarda Municipal.
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Como fazer a atualização
Para atualizar a concessão dos túmulos e gavetas, basta comparecer na sede administrativa do cemitério tendo em mãos a cópia da certidão de óbito, cópia do documento de compra da sepultura, certidão de casamento (quando houver), RG, CPF e comprovante de residência. O horário de funcionamento é das 7h45 às 11h30 e das 13h30 até as 17 horas. O telefone é o (51) 3717 1988.
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