Categories: Regional

Recadastramento biométrico já atinge metade do eleitorado

Cerca de 50% dos 11,7 mil eleitores de Sobradinho já foram recadastrados pela Justiça Eleitoral. Até a última quarta-feira (8), 5.846 pessoas já haviam comparecido para coletar os dados biométricos, restando ainda pouco mais de 5 mil inscrições a serem revisadas. Em média, são recebidos 60 eleitores por dia no cartório de Sobradinho. O número de atendimentos tem crescido a cada dia, passando de 892 em março para 1.301 em abril. Somente nos primeiros dez dias de maio, mais de 600 já compareceram.

Para facilitar o atendimento, o cartório tem realizado plantões nos primeiros finais de semana de cada mês. Nos dias 4 e 5 de maio, foram recebidos 189 eleitores, número considerado abaixo do esperado devido a uma falha ocorrida durante o sábado no sistema que opera o cadastro eleitoral. O próximo plantão será nos dias 1º e 2 de junho. A revisão biométrica de Sobradinho segue até o dia 17 de julho. O comparecimento é obrigatório a todos os eleitores que não fizeram alistamento, revisão ou transferência desde o dia 14 de julho de 2015, quando iniciou-se o atendimento com coleta de assinaturas, fotografias e impressões digitais.

Documentação necessária: documento de identificação, CPF, título de eleitor e comprovante de residência em nome do eleitor ou parente até o 3º grau mediante comprovação do parentesco (pais, avôs, filhos netos, irmãos, tios e sobrinhos). Para comprovar domicílio, são aceitos documentos que comprovam vínculo comunitário, social, profissional ou patrimonial (Contas de luz, água, telefone e internet; boletos ou carnês de loja, notas fiscais com endereço, contratos de locação de imóvel, escrituras de imóvel, documentos de carro, contracheques, contrato de trabalho, comprovantes de matrícula em instituições de ensino de Sobradinho, carteira de trabalho assinada, bloco de produtor, carteiras que comprovem vínculo comunitário, como associações, etc).

Publicidade

 

BIOMETRIAS IMPORTADAS DETRAN/IGP
Eleitores que tiveram a biometria coletada quando fizeram a CNH ou uma nova via do RG tiveram seus dados biométricos importados, mas precisam comparecer para atualizar seus dados pessoais. Nesses casos, o procedimento é mais rápido, já que não é necessário coletar novamente a assinatura, a fotografia e as impressões digitais do eleitor.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.