Esportes

Rebeca Andrade e Marcus D’Almeida são eleitos melhores atletas de 2023

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou na noite de sexta-feira, 15, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Olímpico 2023, que coroou os melhores atletas, treinadores e equipes deste ano. 

A principal premiação da noite foi o Troféu Rei Pelé, nome que passou a ser dado neste ano ao melhor atleta de cada gênero. No masculino, o eleito foi Marcus D’Almeida, do tiro com arco. Já no feminino, mais uma vez quem ganhou foi a ginasta Rebeca Andrade, vencedora pelo terceiro ano consecutivo.

LEIA MAIS: Prêmio Brasil Olímpico chega a sua 24ª edição em evento de gala nesta sexta-feira

Publicidade

Após a premiação, os dois falaram sobre a emoção de terem sido os principais atletas do Brasil na temporada.

“A melhor coisa que posso fazer é agradecer a todos que acreditam em nós, atletas, não só no alto rendimento, mas na base também. Precisamos de muito suporte para chegar até aqui. Estou muito feliz, é o meu terceiro troféu. Foi muito difícil de conquistar. Nosso ano foi incrível, as pessoas estão querendo fazer e acontecer cada vez mais”, falou Rebeca.

“Nem acredito que isso está acontecendo. Ninguém nem conhecia e sabia o que era tiro com arco e chamava de arco e flecha. Hoje estou aqui fazendo toda a modalidade sonhar e ver que é possível. Esse título não é só meu, é de todo mundo que sonha em viver do esporte no Brasil. É um sonho para mim esse título. Eu tinha o sonho de ter esse troféu grandão em casa, chegou a minha hora”, disse Marcus D’Almeida.

Publicidade

LEIA MAIS: Alison dos Santos e Rebeca Andrade ganham o Prêmio Brasil Olímpico 2022

O presidente do COB, Paulo Wanderley, exaltou os resultados conquistados não só pela dupla, mas pelo esporte olímpico brasileiro em geral em 2023. “Em 2023, o Brasil conquistou 19 medalhas em provas olímpicas em campeonatos Mundiais ou similares. Batemos o recorde em Santiago e tivemos nossa melhor participação em Jogos Pan-americanos em todos os tempos. O Brasil se consolidou no segundo lugar do quadro geral e garantiu mais 40 vagas para Paris. Consolidamos também a hegemonia absoluta na América do Sul. Para alcançar esse resultado, lidamos com dias difíceis, desafios imensos, horas de preocupação pra entregar o que nos cabia e o que não nos cabia. Sempre queremos fazer o amanhã melhor do que o ontem”, disse ele.

Rebeca Andrade conquista o prêmio pela terceira vez após um ano inesquecível. Ela deixou o Mundial de ginástica artística, na Bélgica, com uma medalha de ouro (salto), três de prata (individual geral, solo e equipes) e uma de bronze (trave). Já nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, mesmo sem ter feito todas as provas, Rebeca também brilhou e conquistou medalhas em todas as disputas que participou. Foram dois ouros (salto e trave) e duas pratas (equipes e barras assimétricas). Além do Troféu Rei Pelé, Rebeca Andrade saiu da Cidade das Artes também com o prêmio de melhor da modalidade na ginástica artística.

Publicidade

Já Marcus D’Almeida ficou com o prêmio pelos grandes resultados obtidos no tiro com arco. Já há alguns meses ele é o primeiro colocado no ranking mundial da modalidade. Marcus foi campeão da final da Copa do Mundo, no México, bronze no Mundial, na Alemanha, além de várias outras medalhas importantes.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

A 24ª edição do PBO ainda contou com três categorias novas: Retorno do Ano, Atleta Revelação e Equipes do Ano (masculina e feminina). A carreira do atleta é marcada pela superação de obstáculos, sejam eles questões pessoais, de saúde ou o próprio desempenho esportivo. Neste ano, três medalhistas olímpicos voltaram aos holofotes do esporte e disputaram o troféu: Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas) e Rafael “Baby” Silva (judô). Alison dos Santos foi eleito como o Retorno do Ano pelo voto popular.

Publicidade

Na categoria Atleta Revelação, três campeões dos Jogos Pan-americanos brigavam pelo troféu: Maria Eduardo Alexandre (ginástica rítmica), Miguel Hidalgo (triatlon) e Renan Gallina (atletismo). A vencedora foi Maria Eduarda Alexandre.

Depois de conquistar a tão sonhada vaga para os Jogos de Paris 2024, a seleção brasileira de vôlei foi eleita a melhor equipe feminina. Entre os homens, a equipe de beisebol foi a escolhida após conquistar uma prata inédita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

O técnico Ramon Ito, justamente do Beisebol, ganhou o prêmio de melhor técnico de esporte coletivo. Já Camila Ferezin, da ginástica rítmica, foi eleita a melhor técnica de indivual.

Publicidade

Já o Prêmio Inspire, criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano, foi para Bruna Takahashi. A mesatenista concorria com outras seis mulheres: Ana Marcela Cunha (águas abertas), Barbara Domingos (ginástica rítmica), Duda Lisboa (vôlei de praia), Flávia Saraiva (ginástica artística), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística).

Primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro, Chiaki Ishii recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, uma homenagem pelo pioneirismo e legado que construiu na modalidade. O japonês naturalizado brasileiro foi o responsável por conquistar a primeira de 24 medalhas do judô em Jogos Olímpicos, o bronze em Munique 1972. Também foi Ishii quem criou a lendária academia na Lapa, em São Paulo, que gerou outros medalhistas como Walter Carmona e Rafael “Baby” Silva.

Vencedores por modalidade do PBO 2023:

Águas Abertas – Ana Marcela Cunha
Atletismo – Caio Bonfim
Badminton – Davi Silva e Sânia Lima
Basquete 3×3 – Leonardo Branquinho
Basquete 5×5 – Yago Mateus
Beisebol – Felipe Natel
Boliche – Roberta Camargo Rodrigues
Boxe – Beatriz Ferreira
Breaking – Mayara Colins (Mini Japa)
Canoagem Slalom – Ana Sátila Vargas
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX Freestyle – Gustavo de Oliveira
Ciclismo BMX Racing – Paola Reis
Ciclismo Estrada – Ana Vitoria Magalhães
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini
Ciclismo Pista – Alice de Melo e Wellyda Rodrigues
Desportos na Neve – Noah Bethonico
Desportos no Gelo – Nicole Silveira
Escalada Esportiva – Anja Köhler
Esgrima – Nathalie Moellhausen
Esqui Aquático – Felipe Simioni Neves
Futebol – Kerolin Ferraz
Ginástica Artística – Rebeca Andrade
Ginástica Trampolim – Camilla Lopes
Ginástica Rítmica – Barbara Domingos
Golfe – Valentina Bosselmann
Handebol – Bruna de Paula
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Marcio Carvalho Jorge
Hipismo Saltos – Stephan Barcha
Hóquei sobre Grama – Adam Imer
Judô – Beatriz Souza
Karatê – Bárbara Hellen Rodrigues
Levantamento de Peso – Laura Amaro
Natação – Guilherme Costa
Nado Artístico – Gabriela Regly e Laura Miccuci
Patinação Artística – Bianca Corteze Ameixeiro
Patinação Velocidade – Guilherme Abel Rocha
Pentatlo Moderno – Isabela de Abreu
Polo Aquático – Gustavo Guimarães (Grummy)
Remo – Lucas Verthein
Rugby 7 – Rafaela Conti
Saltos Ornamentais – Ingrid de Oliveira
Skate – Rayssa Leal
Surfe – Filipe Toledo
Taekwondo – Maria Clara Pacheco
Tênis – Beatriz Haddad
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo – Felipe Wu
Triatlo – Miguel Hidalgo
Vela – Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia – Ana Patricia e Duda Lisboa
Voleibol – Gabriela Guimarães
Wrestling – Laís Nunes

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.