ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Rebeca Andrade é eleita a atleta mais inspiradora entre os brasileiros

Rebeca Andrade é ouro no salto individual Jogos Pan-Americanos 2023 | Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Afinal, qual o atleta olímpico mais inspirador para os brasileiros? Em meio às Olimpíadas de Paris 2024, um novo estudo fez a pergunta a centenas de entrevistados e descobriu: entre tantos exemplos admiráveis dentro e fora do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade foi eleita a grande inspiração de cerca de 10% dos respondentes. 

Os dados são da Preply, plataforma que buscou entender as expectativas do público nacional durante as Olimpíadas, bem como os valores e características mais apreciados pelos torcedores em relação aos representantes de cada país.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Judoca Bia Souza vence nº 1 do mundo, vai à final e garante medalha

Publicidade

Os ouvidos, que também elegeram Daiane dos Santos (7%), Rayssa Leal (4,8%) e Marta (3%) como os melhores exemplos que já passaram pela competição, disseram que as experiências de um atleta não se esgotam no que acontece nos campeonatos, visto que teriam muito a ensinar às pessoas sobre como aprender com sucessos e fracassos, se dedicar ao que ama com paixão e, ainda, cuidar corretamente da saúde física e mental. 

Dos esportes às seleções: as expectativas da população para as Olímpiadas 

Embora assistir a esportes seja o principal plano dos respondentes, o que não falta são interessados em histórias inspiradoras de superação dos atletas (34,6%) e, ainda, trocas culturais entre representantes de diferentes partes do mundo (27%). 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Seleção masculina de vôlei atropela Egito com show de Darlan e se classifica

Publicidade

Por falar nas demais seleções, de acordo com os entrevistados, três delas estarão sob os olhos dos brasileiros nos próximos dias: a estadunidense, dos quais se tornaram conhecidos nomes como Simone Biles e Michael Phelps; os franceses, famosos por Teddy Riner e Marie-José Pérec; e os argentinos, craques nas modalidades de boxe e vela.

Esporte, fonte de inspiração para os brasileiros 

Deixando um pouco de lado as expectativas das pessoas, uma constatação interessante do novo estudo da Preply diz respeito a como, para muitos torcedores ao redor do Brasil, falar de esporte é também falar de inspiração – seja para dar o primeiro passo rumo à prática esportiva ou para, fora dos campos e quadras, levar para a vida as lições de aprendizado a partir da experiência dos atletas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mostra de Dança tem inscrições até dia 11 de agosto

Publicidade

Não por acaso, quando provocados a refletirem sobre os principais ganhos das Olimpíadas para os países participantes, 66,4% dos respondentes atrelaram o maior benefício do evento ao estímulo à prática esportiva entre a população, percentual similar ao de quem destacou como os Jogos Olímpicos tendem a inspirar as novas gerações (56%). 

Mesmo que envolva a performance e a atitude durante as competições, conforme apontam os ouvidos, é bastante comum que os brasileiros se sintam inspirados, na verdade, pelo conjunto de valores e características dos atletas para além da disputa, onde seria possível enxergar o que há de mais humano nos esportistas. Atributos como humildade (75,2%), coragem (63%) e confiança (62,8%), por exemplo, fariam dos nomes envolvidos nas Olímpiadas verdadeiros exemplos independentemente de levarem ou não uma medalha para casa.

Publicidade
Enzo Ruiz coordena treinão para desenvolver jovens atletas no basquete

Publicidade

Esse é o caso da ginasta Rebeca Andrade (10,4%), eleita a mais inspiradora dos atletas, bem como Daiane dos Santos (7%), Usain Bolt (5,8%) e Rayssa Leal (4,8%), com quem a paulista divide o pódio dos admirados pela maioria dos entrevistados pela plataforma.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta