Uma iniciativa da Procissão das Criaturas em parceria com o Grupo de Humanização do Hospital Ana Nery (HAN) levou um momento diferente aos pacientes na noite dessa quinta-feira, 19, em Santa Cruz do Sul. A ação contou com participantes vestidos como um rei e uma rainha, em alusão aos reis magos que levaram presentes para o menino Jesus. E como os visitantes da história do nascimento de Cristo, eles levaram boas mensagens e presentes a quem estava internado na ala SUS da casa de saúde, arrancando sorrisos e lágrimas emocionadas.
Por trás da máscara e do véu da fantasia, estavam os organizadores da Procissão das Criaturas, Eduardo Dalla Costa e Ana Luisa de Lara. Segundo Eduardo, a ideia da parceria com o hospital surgiu com a organização do evento e a Gazeta Grupo de Comunicações, que também é realizadora. “A gente sabe que o evento Procissão das Criaturas tem muito mais para contribuir e se envolver com a comunidade. Eu acho que foi uma retribuição que a gente quis fazer e estendemos isso até o hospital.”
A ideia era explorar outro viés, além do clássico Papai Noel, na hora de levar presentes e votos de esperança para quem precisa estar longe de casa nesta época do ano. A dupla visitou os quartos e realizou a entrega de copos, providenciados pelo hospital. Junto com o mimo, os visitantes levaram palavras de carinho. “A gente falava o que sentia, uma mensagem de fé, de saúde, que eles possam se recuperar algo e continuar acreditando”, conta Ana Luisa.
Publicidade
A visita vai ao encontro do propósito da Procissão das Criaturas, que além do entretenimento, tem um papel social. No último mês de outubro, a organização do evento também visitou uma escola do município, e pretende seguir com a programação em 2020. “A ideia é estimular as crianças para que elas sejam os protagonistas das próprias histórias”, conta Dalla Costa. As visitas com ajuda dos professores, devem aliar o conhecimento e a criatividade, contribuindo com o material extracurricular.