Desde março, os servidores públicos municipais de Passo do Sobrado debatem a possibilidade de ter um reajuste acima do índice inflacionário. A data-base da categoria é abril, o que, segundo a legislação municipal, possibilitaria 5,75% de reposição, levando-se em consideração a inflação do período. O pedido é de 9%. A Prefeitura, por ora, não vai apresentar projeto com esse objetivo.
LEIA TAMBÉM: Vereadores aprovam reposição salarial de 5,79% para os servidores de Rio Pardo
O chefe do Executivo, Edgar Thiesen, argumenta que o percentual do orçamento destinado à folha chegou ao limite – fechou 2022 com 51,6%. Dessa forma, ele entende que deve aguardar o desenrolar do ano, quando será possível perceber como a arrecadação deve se portar. Por enquanto, isso é uma incógnita, tendo em vista questões como a diminuição do ICMS dos combustíveis, que vigorou nos primeiros meses, e a redução do preço de commodities, que pode afetar municípios essencialmente agrícolas. Cerca de 80 servidores se reuniram nessa segunda-feira, 8, e foram ao plenário do Legislativo Gustavo Jorge Dettenborn.
Publicidade
Informações divergentes
O prefeito Edgar Thiesen diz ter reduzido o gasto com a folha, mas questões burocráticas fazem com que ainda apareça elevado. Ele afirma que o Município tem 40 cargos em comissão. Os funcionários dizem que são 51, além de 54 contratos temporários. O gasto com pessoal chegou a 53,35% em março.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Santa Cruz aprova dez projetos na sessão ordinária desta segunda-feira; saiba quais
Ultimato para o Executivo
Antes da sessão da Câmara, os funcionários públicos de Passo do Sobrado se reuniram no Centro de Cultura Dari de Borba. A resolução do encontro é que será dado um ultimato ao prefeito. Caso não haja uma resposta até a próxima quinta-feira, eles devem levar o caso ao Ministério Público.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade