Previsto no contrato para acontecer no fim de agosto, o aumento no valor do pedágio nas cinco praças existentes no trecho concedido da RSC-287 vai atrasar ainda mais. Adiado para setembro, a tendência é de que somente em outubro o assunto seja deliberado pela Agência Estadual de Serviços Públicos Delegados (Agergs).
Os motivos apurados pela reportagem são dois. Um deles é a complexidade do assunto. Além da correção contratual, a Rota de Santa Maria obteve decisões favoráveis para Agergs para que obras que não estavam previstas no contrato sejam ressarcidas através da tarifa. Com isso, existe uma necessidade técnica maior da agência até chegar ao novo valor do pedágio. Além disso, um outro fator tem provocado a demora na liberação de outros temas que estão na Agergs: a falta de servidores. Com equipe enxuta e várias áreas concedidas para cuidar, a agência não tem conseguido cumprir os prazos. Um exemplo é a correção da tarifa da Sulgás que também está atrasada.
LEIA TAMBÉM: Empresa de Palmitinho vence licitação para a construção de casas em Venâncio Aires
Publicidade
A última estimativa é de que a decisão sobre o novo valor do pedágio na RSC-287 possa sair somente no fim do mês de outubro. Cálculos preliminares realizados pela Rádio Gazeta apontam que o valor pode ficar acima de R$ 4,50.
Manifestação do Estado
Procurado pela reportagem por conta do baixo número de servidores na Agergs, o Governo do Estado se manifestou. Em nota enviada pela secretaria da Reconstruçao Gaúcha e Casa Civil, o Executivo gaúcho disse que o projeto está em análise. “Entidades representativas do segmento serão chamadas e identificaremos o momento para envio da proposta já com dúvidas e pontos esclarecidos”, diz um trecho do texto.
Publicidade