Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Seu bolso

Reajuste da Corsan em Santa Cruz será definido nessa quarta

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Santa Cruz (Agerst) se prepara para oficializar o reajuste tarifário da Corsan. O último estudo da Agerst aponta para uma correção de 8,98%. Os conselheiros ainda aguardam informações da Prefeitura sobre a composição de custos do contrato para definir se essa vai ser a posição final ou se há necessidade de um novo cálculo.

A tendência é de que a agência se posicione sobre o tema em reunião marcada para essa quarta-feira. Se houver necessidade de atualização, a definição pode ficar para o dia seguinte. Em seguida, a indicação precisa ir para análise do prefeito Telmo Kirst que tem que se manifestar até sexta-feira. A tendência é de que o chefe do Executivo homologue o valor proposto pela Agerst.

Inicialmente, a Corsan pediu aumento de 39,59%. Depois, a estatal baixou a solicitação para 32,2%. Já a Agerst pode optar por dois caminhos. Um seria sancionar o cálculo próprio que atingiria todos os serviços praticados pela companhia em Santa Cruz. O outro é efetivar um convênio com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. A Agesan atua em cidades da região metropolitana e aceita diluir os custos de Santa Cruz na conta das 15 cidades atendidas pelo órgão. Isso pode fazer com que o aumento fique em 10,35%.

Publicidade

No entanto, se essa for a opção, ainda é preciso que a Câmara de Vereadores autorize o convênio, o que pode atrasar a definição. Os novos valores já tinham que estar homologados no fim de maio mas, por causa das divergências de índices, houve prorrogação do prazo para o fim desse mês. O aumento vai chegar junto com a conta de agosto.

LEIA MAIS: Vereadores criticam Corsan por superaumento na tarifa de água

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.