Desde que entrou em funcionamento, em março de 2022, o serviço de reabilitação pós-Covid oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Santa Cruz (HSC) realizou mais de 1,9 mil atendimentos a 54 pacientes de Santa Cruz do Sul. Os encaminhamentos são feitos por meio da rede de Atenção Básica ou pela própria casa de saúde. As consultas são multiprofissionais, ou seja, de acordo com as necessidades apresentadas por cada pessoa.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz contabiliza mais uma morte pela Covid-19
Os dados da pasta mostram que no período foram realizados 806 procedimentos de fisioterapia motora, cujo objetivo é restabelecer ou otimizar as condições físicas do paciente. Ela é necessária sobretudo nos que permaneceram internados por longos períodos e tiveram a musculatura afetada pela falta de movimentação. Houve ainda 359 consultas de fisioterapia respiratória, aquelas que buscam recuperar as funções pulmonares e respiratórias prejudicadas pela Covid-19. Por fim, houve mais 805 atendimentos com profissionais diversos, totalizando 1.970.
Publicidade
O serviço é oferecido mediante uma verba especial destinada pelo Ministério da Saúde para que as prefeituras trabalhem junto aos hospitais a recuperação das pessoas com sequelas da Covid-19. As principais queixas, segundo a Secretaria de Saúde, são dispneia – condição popularmente conhecida como falta de ar –, cansaço em membros inferiores e dificuldades para respirar. O programa permanece disponível em 2023 e não tem prazo para se encerrar, somente quando houver essa determinação por parte do ministério.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Saúde reforça a necessidade da vacina para crianças com comorbidades
Outra alternativa é o Serviço de Reabilitação Física (SRFis) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), também em parceria com o órgão federal. Nesse caso, a disponibilidade é para todos os municípios integrantes das 13ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), sediadas em Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul, respectivamente.
Publicidade
Os interessados devem obter um encaminhamento médico e apresentá-lo na Secretaria de Saúde da cidade onde residem. Estas então encaminham à CRS e, na sequência, para o Estado, que controla a agenda do SRFis/Unisc.
No caso do serviço oferecido pelo Hospital Santa Cruz, a disponibilidade é exclusiva para moradores de Santa Cruz. Estes devem procurar a unidade de saúde de referência para uma primeira avaliação. Se for confirmada a necessidade, haverá o devido encaminhamento. Já os pacientes dos municípios da região devem buscar a Secretaria Municipal de Saúde munidos de um requerimento médico para esse tipo de acompanhamento. Nas duas situações, o tratamento é gratuito.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.