Santa Cruz do Sul

Ranking nacional aponta Santa Cruz como cidade eficiente; entenda

Santa Cruz do Sul se destacou em uma avaliação de nível nacional. Desta vez, apareceu na posição 66 no País no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F). O resultado foi divulgado nessa segunda-feira, 2, e é fruto de um mecanismo criado pelo jornal Folha de São Paulo, em parceria com o instituto Datafolha. Entre as cidades gaúchas, Santa Cruz é a quarta no ranking.

O REM-F parte de uma escala de zero a um, em que o pior município marca 0,220 e o melhor, 0,769. Santa Cruz chegou a 0,652, na classificação de “eficiente”, nível máximo do ranking e índice alcançado por apenas 3% dos municípios. Guaporé, Cambará do Sul e Esteio aparecem à frente no Estado.

LEIA TAMBÉM: Cesta básica fica R$ 1,53 mais barata em Santa Cruz; confira o que baixou

Publicidade

O levantamento avalia o desempenho nas áreas de saúde, educação e saneamento, considerando a receita per capita de cada cidade como determinante no cálculo. Quanto mais serviços prestados com menor receita, melhor a eficiência. A pesquisa revela que a maior porcentagem (68%) aglomera os 3.591 municípios do País que apresentam “alguma eficiência”, enquanto 1.450 (27,5%) têm “pouca eficiência” e outros 72 (1,3%) são considerados “ineficientes”.

Na classificação dos “eficientes” encontra-se Santa Cruz do Sul, acompanhado de outros 162 municípios. Em segmentação por estado, apenas 13 destes estão no Rio Grande do Sul. Destes, Santa Cruz é o de maior população, com 133.230 habitantes.

LEIA TAMBÉM: Arrecadação prevista para 2025 em Santa Cruz é de R$ 954 milhões

Publicidade

Considerando-se exclusivamente as cidades eficientes, quando observados apenas os indicadores da área da saúde, Santa Cruz lidera a lista gaúcha, com 0,607 pontos. A melhor avaliação do município está na educação, que soma 0,820 pontos. Na área do saneamento, que contabilizou 0,790 pontos, um dos indicadores mais bem avaliados é a cobertura da coleta de lixo.

Sobre o ranking

A análise do REM-F revela que as regiões e cidades onde o setor de serviços agrega mais valor ao Produto Interno Bruto (PIB) tendem a ser mais eficientes, assim como aquelas em que a indústria possui maior peso. Em contrapartida, municípios onde o setor público e a atividade agropecuária predominam tendem a apresentar menor eficiência administrativa.

LEIA TAMBÉM: Quantidade de declarações do imposto de renda supera as expectativas

Publicidade

Para consultar a situação de cada município e seus principais indicadores, basta acessar o site do REM-F e digitar o nome da localidade desejada. Também é possível comparar municípios, consultar o ranking por estado ou por cidades com população semelhante, entre outros detalhes.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.