Categories: Regional

‘Raiva humana pode levar à morte’, alerta Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Sinimbu vem notificando todos os acidentes por mordidas de animais que podem transmitir a doença da raiva para o homem. O cuidado vem sendo tomado pelo fato da doença poder levar à morte. Orientações sobre a doença estão sendo divulgadas, a fim de esclarecer a comunidade.

A raiva pode ser transmitida quando o homem é mordido pelos cães ou gatos, morcegos (insetívoros, frugívoros e hematófagos), mamíferos silvestres (roedores silvestres, raposas/graxains, mão pelada, mico prego, bugios, gatos do mato, gambás e outros) e mamíferos de produção (bois, cavalos e porcos). Em alguns casos, de acordo com o tipo de ferimento, é necessário realizar uma vacina antirrábica e/ou aplicação de soro especial. Para isso, é necessário que pessoas agredidas por esses tipos de animais procurem um posto de saúde para serem avaliadas.

Se o animal agressor for um cão ou um gato, a recomendação é que não se mate esse animal. O indicado é que se observe o comportamento do animal por 10 dias, a fim de identificar se o mesmo apresenta alguma anormalidade, que possa estar relacionada à doença.

Publicidade

Vale ressaltar que, em qualquer caso, deve-se imediatamente lavar o ferimento com água e sabão e não colocar nenhuma substância no local. Além disso, deve-se procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo e relatar o acontecido.

Confira a classificação dos tipos de acidentes envolvendo a transmissão da raiva:

Acidentes leves:

Publicidade

– Ferimentos superficiais, pouco extensos, geralmente únicos, em tronco e membros (exceto mãos, polpas digitais e planta dos pés); podem acontecer em decorrência de mordeduras ou arranhaduras causadas por unha ou dente.

– Lambedura de pele com lesões superficiais.

Acidentes graves:

Publicidade

– Ferimentos na cabeça, face, pescoço, mão, polpa digital e/ou planta do pé;

– Ferimentos profundos, múltiplos ou extensos, em qualquer região do corpo;

– Ferimentos puntiformes;

Publicidade

– Lambedura de mucosas;

– Lambedura de pele onde já existe lesão grave;

– Ferimento profundo causado por unhas de animais;

Publicidade

– Qualquer ferimento por morcego.

Observação: o vírus pode permanecer na porta de entrada por até 18 dias.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.