Centro-Serra

Raiva herbívora preocupa criadores de gado

Pelo menos um caso de raiva herbívora já está confirmada na região. O caso ocorreu em Rincão São Luiz, interior de Estrela Velha, divisa com o município de Arroio do Tigre. A informação foi repassada pelo técnico agrícola, Gilson Dutra, da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Arroio do Tigre, que participou do Giro Regional da Gazeta FM, na última terça-feira.

Ele destacou que uma equipe já encontrou morcegos hematófagos, principais transmissores da doença, em uma furna. Dutra disse que existem cerca de 30 espécies de morcegos no Rio Grande do Sul. Para identificar o hematófago, o proprietário deve verificar se há sinais de agressão nos bovinos e equinos, por exemplo. Caso haja sinais, é preciso avisar a Inspetoria. Outra forma de prevenção, é a vacinação anual do rebanho. Vale salientar que a doença pode ser transmitida para humanos, caso haja contato com os fluídos do animal infectado. Não há cura para a raiva.

Conforme Dutra, hoje o foco está localizado em Linha São Luiz e por isso recomenda-se a vacinação imediata dos bovinos nas cidades vizinhas. “Os morcegos vão migrando e levando a doença junto. Há algum tempo tínhamos um foco em Sítio Alto, agora na Estrela Velha. Por isso recomendamos que criadores das cidades de Pinhal Grande, Nova Palma e Ibarama imunizem seus rebanhos”, explicou.

Publicidade

O técnico agrícola ainda destacou que as espécies encontradas em forros de casas ou em árvores frutíferas não apresentam nenhum tipo de risco. “Tratam-se de morcegos insetívoros ou frugívoros, este último, em especial, ajudam na polinização de muitas espécies de nossa flora”, acrescentou.

Foto: Divulgação

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.