Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

susto

Raio atinge igreja no interior de Santa Cruz do Sul

Foto: Alencar da Rosa

Descarga elétrica na manhã da última terça-feira destruiu parte da estrutura lateral da torre da igreja evangélica

Um raio provocou danos na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ponte do Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul, na manhã da última terça-feira. Ninguém ficou ferido. A descarga elétrica aconteceu por volta das 11 horas, atingindo a lateral da torre. Parte da estrutura caiu sob o telhado e quebrou pelo menos 15 telhas. A rede de energia do prédio, construído há sete décadas, ficou comprometida.

De acordo com o presidente da comunidade evangélica, Paulo Leandro de Castro, o relógio que mede o consumo estourou durante o evento. Ainda na terça-feira, um eletricista foi chamado para avaliar os estragos. “Estamos totalmente sem luz. Aparentemente, toda a parte elétrica está condenada”, afirmou. Castro acionou a seguradora para avaliação. “Dependemos disso para realizarmos os reparos necessários.”

LEIA TAMBÉM: Rio Pardinho ultrapassa cota de inundação; moradores do Várzea devem ficar em alerta

Publicidade

A programação da igreja, enquanto isso, foi suspensa temporariamente. Entre as atividades previstas estava um culto infantil agendado para o próximo sábado.

Com as enchentes do fim de abril e início de maio, o pavilhão da comunidade sofreu diversas avarias na estrutura. Desde então, a igreja era utilizada para os cultos infantis. “Era o único lugar que conseguimos recuperar após as inundações. Só que agora, com essa fatalidade, estamos sem um espaço”, destacou.

Presidente da comunidade evangélica, Paulo Leandro de Castro | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas de Rio Pardo; rios estão em elevação

Publicidade

”Passou por cima”, relata vizinho

O agricultor Guido René Bloedorn, 75 anos, mora ao lado da igreja e testemunhou o fato. Ele estava em um galpão atrás do prédio quando tudo aconteceu. Por pouco, não foi atingido. “Vi fogo na minha frente e o raio passou por cima, cheguei a ficar tonto. Podia ter morrido”, desabafou. 

Segundo Bloedorn, o evento assustou seus dois burros, que estavam amarrados a uma carroça e fugiram. “Saíram do galpão em disparada e só pararam na estrada”, disse.

Apesar do pavor, o aposentado não ficou ferido. Com a descarga elétrica, algumas lâmpadas da sua casa quebraram e um telefone queimou. Porém, isso não comprometeu o abastecimento de energia. Segundo ele, as demais residências no entorno da igreja não tiveram problemas na rede elétrica.

Publicidade

Agricultor Guido Bloedorn por pouco não foi atingido: “Podia ter morrido” | Foto: Alencar da Rosa

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile