Santa Cruz do Sul

Rádio Gazeta completa 43 anos neste domingo

Neste domingo, 28, a Rádio Gazeta FM 107,9 completa 43 anos de atividades. Com sede em Santa Cruz do Sul, a emissora foi além e se consolidou como a voz do Vale do Rio Pardo, sendo também uma referência para ouvintes em outras regiões do Rio Grande do Sul. Fundada em 1980, é um dos principais veículos integrantes da Gazeta Grupo de Comunicações

Conforme o gerente-executivo de Rádios da Gazeta, Leandro Siqueira, a emissora está inserida na história de Santa Cruz, além de ser um marco na comunicação do Estado. “A rádio foi a primeira do grupo e logo se consolidou como a de maior potência e envolvimento no local dos fatos, conquistando credibilidade”, diz.

LEIA TAMBÉM: Rádio Gazeta vai transmitir com imagens jogos do FC Santa Cruz

Publicidade

Siqueira frisa a qualidade da informação transmitida pela Rádio Gazeta. “Tudo começa com uma boa checagem dos fatos, falar a linguagem local e contar a vida diária da nossa comunidade. Além disso, temos um envolvimento muito grande por meio de projetos voltados para educação, saúde, esportes e eventos que valorizam a cultura local.” A Rádio Gazeta também foi pioneira na cidade ao trazer os primeiros shows nacionais a Santa Cruz, nos anos 80 e 90.

A credibilidade e o talento da Rádio Gazeta foram reconhecidos por meio de premiações nos últimos 30 anos. “Tanto no local como no estadual, sempre figuramos como a emissora mais lembrada do interior do Estado. Isso foi reafirmado pela pesquisa Top of Mind 2020 da revista Amanhã, na qual a Rádio Gazeta ficou na quarta colocação em todo o Rio Grande do Sul”, destaca Siqueira.

LEIA TAMBÉM: Canal da Rádio Gazeta no YouTube tem mudança; confira

Publicidade

Além do foco local, a Rádio Gazeta FM 107,9 se destaca no esporte com a cobertura de jogos do Esporte Clube Avenida e do Futebol Clube Santa Cruz, e, recentemente, com as transmissões de partidas de basquete do União Corinthians. “Percebemos que as transmissões dos jogos de Grêmio e Inter são de interesse da nossa comunidade; por isso, estamos com foco na dupla também, realizando cobertura em vídeo pelas nossas redes sociais”, conta o gerente-executivo. 

Comemoração

Para celebrar o aniversário da Rádio Gazeta FM 107,9, no próximo domingo, 4, uma ampla programação será realizada na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz. O evento, aberto ao público, inicia-se às 15 horas e vai contar com muita música, sorteio dos prêmios da Campanha do Agasalho e multiprêmios. A animação vai ficar por conta dos comunicadores da Rádio Gazeta. Já a parte musical será comandada pelo  Musical Magia e Grupo Sambora.

Saiba mais

A Rádio Gazeta FM 107,9 foi a primeira emissora de radiodifusão da Gazeta Grupo de Comunicações. Inaugurada em 28 de maio de 1980, com a presença do então ministro das Comunicações, coronel Haroldo Correa de Mattos, veio se juntar ao jornal Gazeta do Sul, existente desde 26 de janeiro de 1945, para expandir as comunicações em todo o Vale do Rio Pardo. Nas décadas seguintes, a emissora, que surgia como AM ZYK 340, com 1 kw de potência, na frequência 1.360, firmou-se na comunidade regional como referência em informação de qualidade, com credibilidade e transmitindo sempre do local dos fatos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: ‘Deixa que eu chuto’ completa seis anos na Rádio Gazeta

Para ter cada vez maior alcance, em 1992 a rádio passou a atuar em 1.180 kHz, com 10 kw de potência, da qual migrou em definitivo para a Frequência Modulada, o FM, em março de 2019. A Rádio Gazeta hoje opera como classe A4 na escala da Anatel, com 5 quilowatts de potência transmitida (ERP). O sinal é transmitido em nova antena a cerca de 90 metros de altura, na torre moderna da Gazeta localizada no Bairro Monte Verde.

Essa competência em todas as áreas de destaque – no jornalismo, no esporte e na integração comunitária – se traduz em larga aceitação dos conteúdos e da programação da hoje Rádio Gazeta FM 107,9, inclusive longe da região.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.