Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MAIS CALOR

Radiação pode atingir valores extremos nesta sexta; confira a previsão

Apesar da chuva registrada nessa quinta-feira, 26, o calorão deve predominar mais uma vez na região nesta sexta-feira, 27, conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul. “A perspectiva é de um dia escaldante, com marcas que poderão ficar perto dos 40 graus nas áreas mais quentes do Vale do Rio Pardo. Preparem-se para um dia muito desconfortável.”

Ainda conforme Estael, a manhã começou com 22 graus e a radiação ultravioleta pode atingir valores extremos ao longo do dia. Há também riscos de temporais isolados durante a noite. 

LEIA TAMBÉM: Vento e chuva causam estragos no Centro de Santa Cruz nesta quinta-feira

Publicidade

A grande diferença que faz o Túnel Verde

Não dá para subestimar o poder que o Túnel Verde tem de amenizar a temperatura no centro de Santa Cruz. Quem atravessa a Marechal Floriano em qualquer uma de suas transversais, seja a Ramiro Barcelos, a Júlio de Castilhos ou a 28 de Setembro, percebe a diferença ao sair do sol e adentrar a rua coberta pelas árvores. Sente-se um frescor quase como se um ar-condicionado natural fosse ligado. É comprovado que, por causa das tipuanas que se entrelaçam sobre a Floriano, o Túnel Verde registra, no mínimo, três graus a menos que em outros lugares da cidade.

Chuva alivia o calor e dá fôlego para a agricultura

Na Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz, com ou sem chuva, a temperatura sempre é mais amena devido ao Túnel Verde | Foto: Alencar da Rosa

A chuva que caiu nessa quinta-feira, 26, amenizou, mesmo que por pouco tempo, o calor dos últimos dias, que ficaram entre os mais quentes deste verão até agora. Em alguns dias desta semana, em Santa Cruz do Sul, a temperatura atingiu 39 graus. Contudo, a sensação térmica foi bem maior, chegando a 44 graus. De acordo com dados da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações, a temperatura máxima em Santa Cruz foi de 38,5 graus, com sensação de 45,6 nessa quinta-feira.

Já a chuva acumulada até as 18h30 foi de 7,4 milímetros. Desde o começo do mês, a precipitação no centro de Santa Cruz chegou a 36,6 milímetros. A média histórica esperada para janeiro é de 147,8 milímetros, e este deve ser o quinto mês consecutivo com chuva abaixo da média no município. Em Venâncio Aires, o acumulado de ontem foi melhor: 21 milímetros.

Publicidade

As máximas na região nessa quinta-feira

  • Venâncio Aires – 40,2 graus
  • Santa Cruz – 38,5 graus
  • Mato Leitão – 38,4 graus
  • Rio Pardo – 38 graus
  • Passo do Sobrado – 36,7 graus
  • Salto do Jacuí – 35,6 graus
  • Cachoeira do Sul – 35 graus
  • Encruzilhada do Sul – 34,4 graus

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem a tarde mais quente desde fevereiro do ano passado

Apesar da irregularidade, precipitação ajuda lavouras

A tarde de precipitações em Santa Cruz e outros municípios da região ajudou também os produtores rurais, que vêm sofrendo com a estiagem pelo terceiro verão seguido. Josemar Parise, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, salienta que agora toda precipitação é válida para amenizar os danos causados pela seca. “Toda chuva que cair, seja esparsa, seja mal distribuída, conta muito. Principalmente para a soja, que está entrando em uma fase reprodutiva muito crítica”, observa o profissional.

De acordo com ele, o cenário de desenvolvimento da soja é de maior lentidão em razão da alta demanda evaporativa da atmosfera. “Ainda não dá para se dizer que tem perdas significativas, mas onde caem esses acumulados acima de 15 milímetros por hora, a lavoura já consegue manter um ritmo de crescimento quase normal. As chuvas ajudam, pena que não são parelhas”, complementa. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz inicia levantamento e irá decretar situação de emergência pela estiagem

Josemar Parise também destaca que, no caso do milho, a safra já está definida, com 30% de perda, “o que é mais ou menos 50% da área cultivada”. Já o milho tardio está na fase vegetativa e não sofre tanto impacto. 

Colaborou Ronaldo Falkenback.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.