Colunistas

Quiosque da Praça 15

No momento em que a Prefeitura gestiona a reabertura do Quiosque, vamos lembrar do primeiro estabelecimento do gênero em Santa Cruz, inaugurado em 1922. Em 1950, a Gazeta fez reportagem que traz informações curiosas sobre o local. Na época, a atual Praça Getúlio Vargas denominava-se Praça 15 de Novembro. Assim, o principal ponto de encontro da cidade chamava-se Quiosque da Praça 15. Ele ficava no centro do logradouro, onde hoje está o chafariz.

A matéria destaca que, assim como Porto Alegre, Santa Cruz já teve o Quiosque da Praça 15. E completa: “Sem bairrismo, nosso velho quiosque levava vantagens em relação ao da Capital. A começar pela inexistência de vendedores de bilhetes.”

Três nomes estão ligados aos primórdios do local: Virgilio Schuck, Oswaldo Fetter e Ambrosio Bohnenberger. “Os chopes duplos eram servidos pela mão de mestre de Virgilio. Dona Romana preparava os bifes inigualáveis. Ambrosio, com sua paciência, nunca se negava a pendurar a despesa.” Ao longo dos anos, outros passaram pela administração.

Publicidade

O bar e restaurante era praticamente a sala de visitas da cidade. “Conhecê-lo era como conhecer Santa Cruz. E conhecer a cidade significava conhecer o Quiosque. As toalhas estavam sempre alvas como neve. E o salzbretzel com chope constituía-se um prato inigualável.”

Em 1922, Schuck venceu a concorrência pública e construiu o Quiosque da Praça 15. O antigo prédio tinha dois pisos e tijolos à vista. Havia muitas mesinhas na área externa, sob a sombra de enormes plátanos (que também não existem mais).

Na década de 1940, quando a praça foi remodelada, o Quiosque foi transferido para a esquina da Floriano com a Júlio de Castilhos, onde permanece. A reportagem destaca que o ecônomo Binz estava plantando cinamomos para garantir uma boa sombra.

Publicidade

*Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.