Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Quinze novos casos de AIDS já foram diagnosticados na região em 2020

Foto: Agência Brasil

Só em janeiro deste ano, 15 pacientes da região receberam diagnóstico positivo para aids. O dado é do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), que encaminhou os casos para tratamento. O Cemas atende pessoas de Santa Cruz do Sul e de outros 12 municípios da região. Segundo a assistente social do serviço, Maria Cristina da Rosa Afonso, os números da doença no Vale do Rio Pardo são preocupantes.

Conforme Maria Cristina, há 1.570 casos cadastrados de pessoas com aids. Desses, mil retiram medicação mês a mês. “Durante todo o ano passado nós tivemos 134 casos de novos pacientes. Em 2020, só em janeiro, já são 15. É um número muito significativo e assustador. Se continuar nesse ritmo, em outubro, por exemplo, já serão 150 novos”, ressalta.

LEIA MAIS: Casos de HIV crescem na região; Santa Cruz tem o maior número de pacientes em atendimento

Publicidade

A assistente social relata que 75% dos casos em tratamento no Cemas são de pacientes de Santa Cruz do Sul. Segundo ela, no município, há testes rápidos disponíveis nas unidades de saúde. Além do HIV, o teste aponta a presença de outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites B e C. “A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o uso de preservativo em relações sexuais”, diz Maria Cristina.

Além da prevenção, a forma mais indicada de evitar o contágio é fazer o teste rápido, disponível em todas as unidades de saúde. Pessoas com o vírus da aids podem não apresentar sintomas durante três anos. Nesse caso, o teste ajuda a que outras pessoas não sejam infectadas. Além disso, o diagnóstico precoce possibilita o tratamento da doença sem a presença dos sintomas.

LEIA MAIS: Cerca de 135 mil pessoas têm HIV no Brasil e não sabem

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile