Regional

Quintais Orgânicos beneficia mais dez famílias e escola

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), juntamente com a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, celebrou na sexta-feira os 14 anos do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, com o apoio da Philip Morris do Brasil. Mais dez famílias foram contempladas neste ano e ainda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, de Linha Pinhal, no município de Herveiras.

Desde a criação, houve a distribuição de 274 quintais, chegando assim a 17,1 mil mudas, abrangendo 38,4 hectares de frutas cultivadas, espalhados em 130 comunidades de 12 municípios da região. Cada kit do quintal orgânico contém 60 mudas de frutíferas de alto padrão e tecnologia da Embrapa Clima Temperado, sementes de milho, feijão, cebola, mudas de batata-doce e capim BRS Kurumim. O plantio ocupa área aproximada de 1,6 mil metros quadrados em cada propriedade, com a proposta de garantir soberania e segurança alimentar para a família, com frutas o ano todo.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: desfile temático mobiliza equipes nas Olimpíadas Escoteiras

Publicidade

O professor Evandro Silveira, da área de Produção Agropecuária da Efasc, afirma que a parceria histórica contempla a proposta da escola enquanto instituição de ensino técnico, com responsabilidade na alimentação saudável das pessoas. “Frutas e plantas medicinais fazem parte de um modo de viver e se alimentar, que é próprio dos agricultores”, pondera.

Agora, cada beneficiário tem a responsabilidade de implantar o quintal e fazer os devidos manejos e tratos culturais para que os resultados sejam alcançados no campo, de maneira a representar a diferença na vida das famílias. A Embrapa vai manter o acompanhamento e fará visitas a cada quintal implantado, disponibilizando assistência técnica.

O agrônomo Fernando Costa Gomes, da Embrapa, coordenador do projeto, afirma que se trata de uma ação consolidada nesses 14 anos. “Essa parceria é um grande benefício para todos, porque a fruta, historicamente, sempre fez parte da alimentação das pessoas na agricultura famliar”, assinala.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.