Na data que lembra a chegada dos colonizadores a Santa Cruz em 1849, a Praça da Bandeira recebe nesta quinta-feira, 19, um marco para celebrar os 200 dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul e os 175 em Santa Cruz. Ele será apresentado à comunidade às 10 horas. Em caso de chuva, a cerimônia ocorrerá nesta sexta-feira, 20.
Na placa, constará a seguinte frase: “Respeito e orgulho! Um monumento aos bravos imigrantes alemães que a partir de 19 de dezembro de 1849 desbravaram esta terra. A fé, o trabalho, a educação, os legados.”
LEIA TAMBÉM: Obra de recuperação asfáltica altera o trânsito nesta quinta em Santa Cruz
Publicidade
A instalação do símbolo marca o encerramento das celebrações alusivas aos pioneiros que colonizaram o município a partir de Picada Velha (Alte Pikade), hoje Linha Santa Cruz. Elas se iniciaram em janeiro e prosseguiram ao longo do ano, com uma série de eventos, desde a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) até a visita da embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, além de ser tema da 39ª Oktoberfest e da Christkindfest.
A partir das 19h30, serão disputadas as finais da Copa dos 200 anos de imigração. O time de veteranos do Linha Nova jogará contra a equipe de Linha Santa Cruz. Na Sub-26, o Linha Santa Cruz compete com o ARC Aliança.
LEIA TAMBÉM: Confiança do varejo cresce com a proximidade do Natal; veja os horários de abertura das lojas
Publicidade
Memória
O grupo com os 12 imigrantes chegou a Rio Pardo em 17 de dezembro de 1849, na embarcação Bela Francisca. Dois dias depois, uma quarta-feira, Augusto Wutke, casado com Francisca Mummert, pai de Guilherme, Joana Maria, Lucas e Juliana; Frederico Thietze e a irmã Carlotta; Augusto Rafler; Augusto Mandler; João Gottlobo Pohl (Johann Gottlob Pohl) e Augusto Arnold se instalavam na Colônia de Santa Cruz, mais especificamente na região que ficou conhecida como Alte Pikade, onde fica o Bairro Linha Santa Cruz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade