A reutilização de tambores usados para armazenamento de produtos químicos, como solvente e tinner, para a confecção de churrasqueiras, exige cuidado. Resíduos tóxicos podem ficar armazenados e provocar a contaminação por meio das carnes assadas.
Proprietário há duas décadas de uma loja de bombonas, tambores e embalagens, Augustinho Bernardy alerta para o uso indiscriminado desses materiais descartados incorretamente. “A pessoa precisa saber a ficha técnica, saber para qual finalidade era determinado tambor”, detalha. Segundo Bernardy, churrasqueiras são vendidas na internet sem obedecer a critérios. “Precisam ser denunciados. É uma questão de saúde. Tem gente que coloca fogo e diz que resolve. Mas alguns resíduos permanecem”, salienta.
De acordo com o químico Wolmar Severo, os tonéis podem ser utilizados como churrasqueiras, mas após uma higienização especializada. O interior, onde será colocado carvão ou lenha, não pode ser pintado. “Pela reatividade química, haverá o aquecimento do material, o que poderá liberar resíduos. Por isso, o tonel precisa estar completamente higienizado. Descontaminação com um profissional capacitado e habilitado é fundamental”, explica.
Publicidade
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e a Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) de Santa Cruz do Sul, nenhuma denúncia de irregularidade foi efetuada. Elas podem ser feitas por telefone ou WhatsApp no número 98443 0312.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros dão dicas para evitar acidentes com lareiras ecológicas
Publicidade