Cultura e Lazer

Quermesse no domingo comemora os 85 anos da Comunidade Luterana em Alto Sinimbu

Alto Sinimbu faz neste domingo, 17, a tradicional quermesse para festejar o aniversário de 85 anos da Congregação Evangélica Luterana Martinho Lutero. A comemoração ocorre no pavilhão ao lado da igreja, que está sendo preparado para receber famílias de toda a região.

O culto festivo marca o início das atividades, a partir das 10 horas. Em seguida haverá o almoço com três tipos de carne servida na mesa, além de bufê com saladas, arroz, massa e cuca. O valor é R$ 40,00 e por R$ 80,00 é possível adquirir 1,5 quilo de churrasco no espeto, com salada de acompanhamento.

LEIA TAMBÉM: Exposição de orquídeas perfuma Santa Cruz do Sul neste fim de semana

Publicidade

A festividade continua durante a tarde. A partir das 14 horas, a bandinha Sinimbu sobe ao palco para animar os convidados. Depois, às 16 horas, é a vez da banda Scala. Haverá lanches à venda, incluindo tortas, cucas, cachorro-quente e pastel, além de bebidas. Também é possível participar da Roda da Sorte e conferir a apresentação da dança de integração Polenese. 

Antes, no sábado, a comunidade fará um evento para comemorar o bicentenário da imigração alemã. A partir das 14 horas, quem participar poderá saborear linguiças, cucas e tortas à venda, além de uma apresentação musical. 

A quermesse é realizada há mais de oito décadas, desde a fundação da congregação. Ela foi temporariamente suspensa durante o período da pandemia de Covid-19. A diretoria reforça o convite a toda a região para conhecer Linha Alto Sinimbu e celebrar o aniversário.

Publicidade

Primeiros cultos ocorreram nas residências das famílias

Casa da família Behm foi utilizada para a realização dos primeiros cultos na comunidade

A congregação luterana de Alto Sinimbu foi fundada em 22 de abril de 1939. Na época, a Comunidade Evangélica Culto Livre – nome original – era formada por 39 famílias, que assinaram a primeira ata. O primeiro presidente eleito foi Guilherme Redieske.

Os cultos eram realizados nas casas dos membros da comunidade pelo pastor Walter Dreyer, que viajava de Vera Cruz (na época, Ferraz). Inicialmente ocorriam na casa da família Behm, em Cerro da Mula. Depois foram transferidos para o lar dos Hermany. Posteriormente, a família Kuentzer cedeu uma área para construir a igreja luterana, erguida alguns anos depois. Em 1944, ela foi nomeada de Comunidade Livre do Culto Evangélico Luterano de Sinimbu.

LEIA TAMBÉM: Estação Verão terá terceira etapa neste domingo

Publicidade

Conforme as décadas foram passando, as instalações aumentaram. A comunidade construiu o pavilhão, que era aberto e aos poucos foi ampliado. Em 1977, a torre do templo foi erguida, seguida pela instalação do sino um ano depois.

Em 2016, a comunidade ganhou outro nome: Congregação Evangélica Luterana Martinho Lutero de Sinimbu. Atualmente, ela é composta por pelo menos 70 famílias e mais 70 pessoas. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.