A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu (Cacis), em parceria com o grupo de voluntários Por Sinimbu, lançou na noite dessa terça-feira, 12, o Festival da Bolacha de Natal. O evento tem como objetivo manter vivas as tradições natalinas dos imigrantes alemães e homenagear todas as pessoas que, de forma anônima, ajudaram na recuperação do município após a devastação provocada pelas enxurradas do dia 30 de abril. Serão três fins de semana de programação: 7 e 8, 14 e 15 e 22 de dezembro.
De acordo com o presidente da Cacis, Thomas Juliano Koch, várias ações foram realizadas em conjunto com o Por Sinimbu. Além de outros eventos, a parceria rendeu oficinas, palestras e iniciativas com o propósito de auxiliar os empresários na retomada dos negócios prejudicados pela enchente. “Há cerca de dois meses elas apresentaram a ideia, e nós começamos a estruturar. Queremos resgatar a tradição das famílias germânicas e abrilhantar a cidade em dezembro.”
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Desfile temático movimenta rua central de Sinimbu
Publicidade
Com o apoio também da Prefeitura, as datas foram definidas: 7 e 8, 14 e 15 e 22 de dezembro deste ano. A programação é diversificada e contará com brinquedos para as crianças, venda de alimentos e artesanatos alusivos ao Natal, apresentação de corais, concurso de melhor decoração de vitrines, chegada do Papai Noel, contação de histórias e apresentações artísticas e culturais, entre outros. As bolachas serão produzidas pelos próprios empresários, que foram capacitados em uma oficina oferecida pela chef Fabiane Grudzinski.
Esse trabalho junto à população sinimbuense, segundo Alessandra Bischoff Fischer, voluntária do movimento, já vem de muitos meses e busca preparar a todos para receber os visitantes da melhor forma. “Todos estão muito animados. Aqui se respira gratidão pelos que ajudaram quando Sinimbu mais precisou”, salienta. O festival, acrescenta, é uma forma de reconhecimento e agradecimento àqueles que estiveram no momento mais difícil da história do município e agora poderão retornar para uma grande festa.
LEIA TAMBÉM: Veja quem foram os vencedores do Festival Sinimbu Mais Bela Voz
Publicidade
Ao avaliar as ações do Por Sinimbu, Alessandra afirmou que às vezes as pessoas não sabem a força que têm. “A mobilização já é um grande passo. Sempre dizemos que onde existe uma vontade, existe um caminho.” Depois de todos os projetos executados no segundo semestre, ela não tem dúvidas ao afirmar que a comunidade está empenhada na recuperação. “Vimos que a população gostou e quer se reerguer junto, então a nossa expectativa para o evento é muito grande.” Apesar das dificuldades, a ambição não deixou de existir. “Queremos fazer de Sinimbu a capital da bolacha de Natal.”
A união fez a força
Ao recordar tudo o que os empresários sinimbuenses passaram durante e depois da enxurrada, Thomas Luciano Koch ressaltou que a Cacis não mediu esforços para buscar a união e meios de ajudar a todos na limpeza e reabertura dos negócios. “Tivemos muita ajuda externa e precisamos agradecer sobretudo ao movimento Por Sinimbu. Eles nos abraçaram em um momento que nem sabíamos o que fazer.” Ele também não tem dúvidas de que o Festival da Bolacha de Natal, da forma como está sendo organizado, será um sucesso.
LEIA TAMBÉM: Fundadora do movimento Por Sinimbu lança conto infantil sobre município
Publicidade
Além das iniciativas próprias, a Cacis canalizou ações de outras entidades. Na última segunda-feira, 11 empresas do município foram contempladas com computadores recebidos da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, por meio do programa Reergue RS. Desde maio, mais de 70 empreendimentos já foram beneficiados com a distribuição de mobiliário e equipamentos eletrônicos para auxiliar na retomada.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade