Saúde e Bem-estar

Quer manter os pés lindos no verão? Veja dicas

Para muita gente o verão é uma delícia, mas manter os pés bonitos na época mais quente do ano não é tarefa das mais fáceis. Isso acontece porque a combinação das altas temperaturas com a mudança de rotina – que inclui banhos de mar, cloro da piscina e máxima exposição ao sol – dificultam a manutenção da hidratação adequada do corpo.

“Não é que seja mais difícil manter os pés bonitos no verão, mas eles requerem maior atenção e cuidados, uma vez que ficam mais expostos ao sol, pó e areia”, ressalta Elaine Martins, podóloga que atua junto ao salão Iria Cabeleireira há mais de 15 anos.

LEIA TAMBÉM: Quatro mandamentos para ter pés saudáveis

Publicidade

Basta pensar, por exemplo, no quanto se fica de pés descalços e no quanto o uso de calçados abertos é mais frequente nesta época. Sandálias, chinelos e rasteiras são ótimas opções para o dia a dia, mas também resultam em pés ressecados, uma vez que eles ficam mais expostos às agressões do ambiente.

Para manter os pés bonitos no verão, Elaine recomenda esfoliar, hidratar e fazer uso de filtro solar. Isso mesmo, pés também queimam e precisam de proteção solar. O uso rotineiro de rasteirinhas não é indicado, já que pode resultar em calcanhares ressecados e com fissuras. Outra dica da profissional é lavar bem a região das unhas e no meio dos dedos com sabonete antibacteriano, secando-os muito bem
na sequência; primeiramente com uma toalha e depois, se possível, com um secador de cabelos.

LEIA TAMBÉM: Dez dicas para cuidar dos pés no carnaval

Publicidade

Veja cuidados:

Hidratação

  • Para eliminar células mortas, massageie com um esfoliante hidratante com grânulos mais grossos para um resultado melhor.
  • Se a ideia é afinar a pele, cremes com ácido salicílico podem ajudar. Ele atua dissolvendo a queratina que compõe as calosidades.
  • Prefira manteigas hidratantes para os pés, que atuam em duas frentes: evitam que a umidade natural da pele evapore e nutrem a epiderme.
  • Confira se na formulação do creme hidratante há ureia ou ácido lático, dois ativos bastante emolientes.
  • Para uma maior penetrabilidade e absorção do hidratante nos pés, após passar o creme, envolva-os
    em um filme plástico e permaneça nesse banho de hidratação por cerca de 15 minutos.

Atenção à micose

Micose não escolhe estação para se desenvolver, mas aparece bastante no verão pelo descuido e falta de atenção com espaços contaminados, como banheiro público, áreas polidas ou porque os pés ficam molhados por um período maior. A proliferação dos fungos é facilitada em ambientes molhados ou
úmidos.

LEIA TAMBÉM: Uso de chinelos por tempo prolongado pode levar a lesões nos pés

“O ideal é procurar andar com calçados em áreas de risco. Importante, também, que pessoas com hiperidrose (excesso de suor nos pés) troquem de meias duas vezes ao dia. Além disso, que
todos deem importância à higienização e secagem dos pés”, ensina. Para quem já tem uma predisposição à hiperidrose, o verão complica um pouco mais, mas fazer a higienização mais vezes e usar desodorantes antitranspirantes específicos para os pés durante o dia pode ajudar bastante.

Publicidade

Sem pés ressecados

Já é sabido que a pele, durante o verão, tem mais chances de ficar ressecada. No caso dos pés, a areia, água salgada, cloro, exposição solar e calçados abertos são os principais vilões para eles. Elaine aconselha a não usar diariamente calçados que não dão suporte para o impacto da pisada e exponham os pés ao pó e ao calor do solo. Outra dica é beber, no mínimo, 2 litros de água por dia e fazer uso de cremes hidratantes com concentração de ureia. Chuveirada depois do banho de mar ou piscina e evitar
banhos muito quentes também ajuda.

LEIA TAMBÉM: Cinco dicas para usar salto alto e evitar problemas nos pés

Unhas e cutículas

Pés bonitos têm tudo a ver com unhas bem cuidadas. Ainda mais no verão, quando eles ficam muito mais
visíveis. E para garantir que elas estejam bonitas e bem saudáveis, Elaine sugere mantê-las cortadas, lixadas e higienizadas, além de hidratar as cutículas com cremes específicos. “Ter uma rotina de cuidados com um profissional, como dermatologista, podóloga ou pedicure, sempre exigindo o uso de materiais esterilizados e descartáveis, pode fazer toda a diferença e garantir, além da beleza, a integridade dos pés, unhas e cutículas”, acrescenta.

Publicidade

Dica da Elaine:

“Não basta só hidratar se o pé já apresentar calosidades, fissuras ou rachaduras. Nesse caso, a dica é fazer uma avaliação profissional para ver se há necessidade da remoção da queratinização (calos) e aí então fazer uso de tratamento para rachaduras, associado a hidratação com esfoliante e cremes com ureia.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.