Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES 2022

Quem podem ser os candidatos da região na eleição de outubro

Ao menos 12 partidos pretendem lançar candidatos do Vale do Rio Pardo nas eleições deste ano. O fechamento das nominatas, no entanto, ainda depende de definições acerca da formação de federações e de trocas de siglas, o que deve ocorrer entre março e abril. A votação está marcada para 2 de outubro.

Aprovadas na reforma eleitoral do ano passado, as federações partidárias são um mecanismo por meio do qual os partidos poderão se unir tanto para as eleições majoritárias (presidente, governador, senador e prefeito) quanto para as proporcionais (deputado federal, deputado estadual e senador). Diferentemente das coligações, que foram proibidas em 2017 para os pleitos proporcionais, as federações terão caráter permanente: não poderão ser desfeitas após a eleição e as siglas terão que permanecer associadas durante todo o mandato, sob pena de receberem sanções.

Entre as federações que estão sendo negociadas, uma envolveria PSDB e Cidadania e outra, PT e PSB – as quatro legendas pretendem ter representação regional na eleição. O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda deve definir se as federações são regulares e bater o martelo quanto ao prazo para a formação das uniões, que seria 31 de março, mas as legendas pedem que seja estendido até agosto.

Publicidade

LEIA MAIS: Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2022

Outro ponto que pode influenciar na decisão quanto às candidaturas é a chamada “janela partidária”, período entre 3 de março e 1º de abril em que deputados poderão trocar de partido sem perder o mandato. A data-limite para que os candidatos estejam filiados é 2 de abril.

Na região, a única sigla que não tem planos de contar com candidatos próprios neste ano é o PP. O período de convenções, quando são formalizadas as candidaturas, vai de 20 de julho a 5 de agosto, enquanto a campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto.

Publicidade

LEIA MAIS: TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica para eleições de 2022

A situação das principais siglas

PTB

O partido, que mantém representação local na Assembleia e na Câmara há vários anos, vai lançar o deputado federal Marcelo Moraes e a deputada estadual Kelly Moraes a reeleição. A única indefinição envolve o ex-deputado federal Sérgio Moraes, que admitiu a possibilidade de concorrer novamente este ano e já foi citado como um possível nome para vice na chapa de Luis Carlos Heinze (PP), pré-candidato a governador. Sérgio, porém, também é apontado como uma possibilidade para o Senado.

LEIA MAIS:

PP

O partido da prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, já decidiu não lançar nomes locais neste ano e oferecer apoio à reeleição de Pedro Westphalen para a Câmara Federal e de Marcus Vinicius Vieira de Almeida para a Assembleia Legislativa. Ambos são próximos à ala progressista liderada pela família Hermany, que também já garantiu apoio à ex-senadora Ana Amélia Lemos. Ana Amélia deve deixar o PP em breve para concorrer ao Senado por outra sigla. Pela Região Centro-Serra, Adolfo Brito, um dos veteranos da Assembleia, buscará o oitavo mandato.

Publicidade

MDB

A situação na sigla, que mantém representação regional na Assembleia há mais de uma década, ainda é incerta. Com a provável indicação de Edson Brum para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o prefeito de Rio Pardo e irmão de Edson, Edivilson Brum, pode concorrer a deputado estadual. Edson, porém, já avisou que será candidato novamente caso não se confirme a sua ida para o TCE. Outra candidatura que vinha sendo defendida na região, a do comandante regional da Brigada Militar, Valmir José dos Reis, perdeu força com o anúncio, na semana passada, de que ele irá assumir a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz no dia 10. Já o ex-vereador Alex Knak, também cotado para estadual, diz que a decisão só será tomada após as prévias que o MDB realizará para definir seu candidato a governador.

LEIA MAIS: Prefeito de Rio Pardo pode ser candidato à vaga na Assembleia Legislativa

PSB

O partido tem fechada a sua nominata para a eleição. Além de Heitor Schuch, que tentará o terceiro mandato na Câmara Federal, serão três nomes para a Assembleia: o ex-prefeito de Candelária Paulo Butzge, o ex-prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert e o professor universitário Fabiano Dupont, que concorreu a prefeito de Santa Cruz em 2016 e a vice-prefeito em 2020.

Publicidade

PDT

A sigla tem confirmadas as candidaturas do ex-prefeito de Venâncio Aires Airton Artus a deputado estadual e do médico Felipe Esposito, suplente de vereador em Santa Cruz, a deputado federal. O presidente da sigla em Santa Cruz, Wagner Machado, diz que ainda está em análise a possibilidade de um candidato do município à Assembleia.

LEIA MAIS: Eleições: o que esperar de 2022 na região

PL

Após colocar seu nome à disposição no ano passado, o vice-prefeito de Santa Cruz, Elstor Desbessell, confirmou estar inclinado a desistir de concorrer a deputado estadual. Com isso, o candidato da sigla do presidente Jair Bolsonaro na região pode ser o vice-prefeito de Sinimbu, Jackson Rabuske. Para deputado federal, a sigla deve apoiar a reeleição de Giovani Cherini.

Publicidade

Republicanos

Lançada pelo partido ainda no ano passado, a vereadora de Santa Cruz Bruna Molz segue com intenção de concorrer a deputada estadual, embora alegue que a decisão será tomada apenas em abril. Em Rio Pardo, a enfermeira e ex-vereadora Vera Lúcia Ferreira anunciou candidatura a deputada federal.

LEIA MAIS: Bruna Molz recebe convite para ser candidata a deputada estadual em 2022

PSDB

Embora tenha manifestado no ano passado intenção de lançar uma dobradinha local, a discussão ainda aguarda a decisão, em âmbito nacional, sobre a possível formação de uma federação com o Cidadania. Os vereadores de Santa Cruz Gerson Trevisan e Carlão Smidt colocaram os nomes à disposição para disputar uma vaga na Assembleia.

PT

O partido já ratificou a decisão de lançar o vereador de Santa Cruz Alberto Heck a deputado estadual. Deve ser o único nome da legenda no Vale do Rio Pardo na disputa.

LEIA MAIS: PT apresenta Alberto Heck como pré-candidato a deputado estadual

Novo

Dois integrantes da sigla inscreveram-se para o processo seletivo interno que definirá os candidatos: o técnico agrícola Nilmar Piva Bortolotto, que é suplente da bancada na Câmara de Santa Cruz, para deputado estadual e o empresário Marcos Baumhardt para deputado federal. No entanto, o presidente do diretório municipal, Eduardo Wartchow, alegou que outros nomes ainda podem surgir, uma vez que as inscrições continuam abertas.

União Brasil

O plano da sigla, resultado da fusão entre DEM e PSL, é contar com uma dobradinha local na eleição. Segundo o vereador Cleber Pereira, o grupo aguarda uma conversa com a direção estadual para bater o martelo. Além do próprio Cleber, colocaram o nome à disposição para concorrer os empresários Marcelo Garcia e Fernando Panke e o pastor Juarez Silveira.

Cidadania

Sem cargo desde o início do ano passado, o ex-vereador de Santa Cruz Ari Thessing confirmou que mantém a intenção de concorrer a deputado federal. A confirmação ainda depende das discussões a respeito da formação de uma federação entre Cidadania e PSDB.

Podemos

O partido, que deve lançar o ex-juiz Sérgio Moro a presidente, terá o ex-vice-prefeito de Venâncio Aires Celso Kramer como candidato a deputado estadual. Kramer concorreu em 2010, 2014 e 2018 pelo PTB, sigla que deixou no ano passado.

PSD

O vereador de Santa Cruz Luís Ruas diz que mantém o nome à disposição para concorrer a deputado estadual, mas diz que a decisão será tomada após conversa com o diretório local. Para deputado federal, os integrantes da sigla devem apoiar a reeleição de Danrlei de Deus.

LEIA TAMBÉM: ENTREVISTA: ‘O eleitor tem mais medo do que sonhos’, diz pesquisadora

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.