O anúncio de que o Rei Charles III foi diagnosticado com câncer redirecionou os olhares do mundo ao trono britânico. O monarca, de 75 anos, ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, em setembro de 2022 – e foi oficialmente coroado em maio do ano seguinte, oito meses depois da morte da rainha. Mesmo que a família se diga positiva em relação ao tratamento e o rei não se afaste dos compromissos da realeza, também reacende a curiosidade sobre a sucessão do trono.
O filho mais velho do rei Charles, príncipe William, é o herdeiro direto do trono. Ele é casado com Kate, a princesa de Gales, e tem três filhos: George, Charlotte e Louis. O filho mais novo de Charles, Harry, abriu mão do título de nobreza quando se mudou para os EUA em 2020 com a esposa, Meghan Markle. Os dois são pais de Archie e Lilibet. Assim, Harry não possui mais o título de príncipe ou “Sua Alteza Real”, sendo chamado apenas de “duque de Sussex”, assim como Meghan é “duquesa de Sussex”.
LEIA MAIS: Rei Charles III é diagnosticado com câncer, diz palácio de Buckingham
Publicidade
Muitas questões surgem sobre os próximos herdeiros do trono. Harry segue na linha de sucessão? Charlotte, por ser menina, poderá ser rainha? E os filhos de Harry? Confira, abaixo, quem são os 7 primeiros na linha de sucessão ao trono britânico.
O príncipe de Gales, William, é o primeiro na linha de sucessão ao trono. Nascido em 21 de junho de 1982, ele assume em caso de abdicação ou morte do rei Charles III. William é casado com a princesa de Gales, Kate Middleton, e tem três filhos, George, Charlotte e Louis.
LEIA TAMBÉM: Meghan Markle comenta relação com Elizabeth II e revela o que Harry disse após a morte da avó
Publicidade
O segundo na linha sucessória é o príncipe George, nascido no dia 22 de julho de 2013. Ele é o filho mais velho do príncipe e da princesa de Gales, William e Kate, neto do Rei Charles III.
A princesa Charlotte é a segunda filha do príncipe e da princesa de Gales, William e Kate, e neta do Rei Charles III. A princesa é a primeira mulher da família real cujo lugar na linha de sucessão não foi ultrapassado com o nascimento do irmão mais novo. Assim, a menina, nascida em 2 de maio de 2015, é a terceira na linha de sucessão ao trono.
Terceiro filho de William e Kate, o príncipe Louis é o quarto na linha de sucessão. O neto do rei Charles III nasceu em 23 de abril de 2018.
Publicidade
Ao abrir mão do título real, o então príncipe Harry se tornou “apenas” duque de Sussex. Filho mais novo do Rei Charles III e da princesa Diana, ele nasceu no dia 15 de setembro de 1984. Apesar de ter se afastado dos compromissos reais, ele segue na linha de sucessão do trono britânico, agora na quinta posição. Ele é casado com a atriz americana Meghan Markle, duquesa de Sussex, com quem tem dois filhos: Archie Harrison e Lilibet Diana.
Os filhos de Harry também estão na linha de sucessão ao trono da Inglaterra e são referidos, no site oficial da família real, como príncipe e princesa. Archie Harrison nasceu no dia 6 de maio de 2019, primeiro filho do duque e duquesa de Sussex, Harry e Meghan. A família não publica muitas fotos das crianças e esta é uma das mais recentes em que o príncipe Archie aparece, ao lado dos pais e da irmã, Lilibet. Ele é o sexto na linha de sucessão ao trono.
A princesa Lilibet Diana é a segunda filha do duque e duquesa de Sussex, Harry e Meghan. Ela nasceu no dia 4 de junho de 2021 e é a sétima na sucessão ao trono e segunda mulher nas primeiras posições da lista. Assim como a prima, Charlotte, ela mantém a posição na sucessão caso tenha mais irmãos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rei Charles e príncipe William cumprimentam multidão em fila para o funeral da rainha
LEIA TAMBÉM: ‘The Crown’: castelo onde rainha morreu aparece na 2ª temporada
O diagnóstico de câncer do rei Charles III foi anunciado nesta semana. O tipo de tumor não é na próstata, mas segundo a BBC, foi descoberto enquanto o monarca britânico passava por um tratamento no local. Em janeiro ele passou por uma cirurgia para tratar um inchaço na próstata que, segundo os médicos, era benigno.
Publicidade
Segundo a nota da Casa Real, o rei está otimista com o tratamento e pretende retomar suas funções em breve. Nesse interim, outros membros da família real, entre eles o príncipe William, herdeiro do trono, devem substituí-lo nas ações externas. O rei manterá suas funções de chefe de Estado.
LEIA TAMBÉM: História da cerimônia de coroação britânica: do local à ligação com a religião
Charles, que ascendeu ao trono após a morte da rainha Elizabeth II, sempre teve boa saúde. A revelação do tratamento da próstata e, agora, do diagnóstico de câncer, é incomum para a família real, cujos membros geralmente revelam pouco sobre sua saúde. Após a morte da rainha, aos 96 anos, o palácio emitiu seu atestado de óbito, que listou a causa simplesmente como “velhice”.
Os funcionários do palácio deixaram claro que não emitiriam atualizações regulares sobre a condição do rei e pediram aos repórteres que não tentassem entrar em contato com as pessoas envolvidas em seu tratamento. Segundo a declaração oficial, o rei escolheu compartilhar seu diagnóstico “para evitar especulações e na esperança de que isso possa ajudar a compreensão pública para todos aqueles ao redor do mundo que são afetados pelo câncer”.
Com informações do Estadão Conteúdo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.