Expoente da música brasileira contemporânea, a cantora goiana Lauana Prado abre, na noite desta sexta-feira, 11, a grade de shows nacionais da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Ela subirá ao palco da Arena a partir das 23 horas para animar os fãs da região e do Estado que a prestigiarão. Aos 35 anos, completados em 25 de maio, é sua primeira visita à cidade em quase dez anos de carreira efetiva.
Atuante no movimento que se convencionou chamar de “feminejo”, o sertanejo com voz feminina, Lauana ainda lança mão de gêneros como rock e reggae, uma de suas marcas diferenciadoras. À véspera de sua vinda a Santa Cruz, Lauana concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Sul, na qual comenta sua relação com os gaúchos e o cenário da música, bem como sobre planos e projetos.
LEIA TAMBÉM: Dispositivos com água potável na Oktober já estão instalados
Publicidade
Por feliz coincidência, justamente nessa quinta-feira, 10, como frisa, lançou nova música, Fetiche, que o público poderá conferir ao vivo nesta noite!
Natural de Goiânia, ela se projetou em definitivo para o País com a canção Cobaia, de 2018, na qual teve a parceria de Maiara & Maraisa. Até o momento, reuniu sua produção em três álbuns de estúdio – o último é Natural, de 2022 – e ainda em cinco gravados ao vivo – o mais recente é Raiz Goiânia, de 2023. Neste ano, a cantora lançou o single Sombra Desconhecida. De seus singles, Me Leva Pra Casa/Escrito nas Estrelas/Saudade, de 2023, gravado ao vivo em Brasília, chegou ao topo das paradas. Nesta sexta, Lauana brindará os fãs com um passeio pelo conjunto de sua produção, fazendo o público cantar junto e dançar ao som de seus grandes hits.
LEIA TAMBÉM: Confira as atrações para curtir nesta sexta no Palco Gazeta
Publicidade
Entrevista – Lauana Prado, cantora
- Lauana, tens show programado para esta sexta-feira na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Será a tua primeira vinda à cidade. Qual a expectativa para a vinda ao Rio Grande do Sul e de que informações já dispões sobre a cidade e a região?
Estou muito feliz! Sou sempre recebida com muito carinho pelos gaúchos. Desta vez me apresento na Oktoberfest de vocês, que é uma festa tradicional na região, que reúne todo mundo para celebrar a cultura alemã. - Como tem sido ao longo da carreira a tua relação com o Rio Grande do Sul? Vens muito para shows? Que regiões mais conheces ou mais curtes no Estado?
Graças a Deus, o Rio Grande do Sul é um Estado que abraçou demais o meu trabalho. Sempre tenho a oportunidade de estar com vocês em alguma região. Toda vez é muito especial! - A tua apresentação por aqui está apoiada sobre os teus trabalhos mais recentes ou fará um passeio pela tua produção? O que os fãs vão poder esperar desse show?
Estou rodando o Brasil com o show Transcende, que estreou em agosto. É um projeto que passa por canções que marcaram a minha carreira sim, não tem como não cantar porque o pessoal pede muito. E traz canções mais recentes, incluindo músicas que foram lançadas nos últimos meses e são do meu novo audiovisual, Lauana Prado Transcende – Ao Vivo no Ibirapuera, que é o maior projeto da minha carreira até o momento. E o público tem cantado muito. - Estás tendo uma agenda muito intensa nesse segundo semestre? Tens concentrado as apresentações mais em alguns estados ou viajado muito de Norte a Sul do Brasil?
Está corrido demais! Graças a Deus, tenho uma agenda de shows intensa, estou percorrendo a maioria dos estados do Brasil. Neste ano fiz uma turnê de vários dias no Nordeste, e estou sempre enlouquecida no avião indo pra baixo e pra cima o tempo todo. - Goiás, teu Estado, tem mesmo uma relação muito especial com a música sertaneja, tendo visto surgir muitos artistas. O que te conduziu para a música ou quando sentiste que essa era tua vocação?
Desde criança eu gostava de cantar, fazia o meu show usando lençóis como se fossem as cortinas quando minha mãe chegava do trabalho. Com o tempo, adolescente, minha família viu que eu levava jeito e começou a apoiar de fato esse sonho. Deu tudo certo! - Em termos de parcerias musicais, com quem mais tens trabalhado e que projetos alimentas para os próximos meses e anos?
Acabei de lançar, nessa quinta-feira, a música Fetiche, um feat com a dupla sertaneja Cristinas. Eu conheci elas em Minas Gerais, estavam cantando em um hotel onde eu estava hospedada, me apaixonei por aquelas vozes e fiz o convite para cantarem uma música no show que seria mais tarde. Depois, não desgrudamos mais. Elas vieram trabalhar comigo e hoje sou empresária delas. - O teu hit Cobaia figura como um marco em tua carreira, não é? Além dele, que outras canções entendes que marcam a tua trajetória ou traduzem o teu jeito de te expressar pela música?
Cobaia foi um grande sucesso, as pessoas cantam até hoje, pedem no show. Mas vieram outros, como Viva voz, Whisky Vagabundo, a versão sertaneja que eu lancei de Escrito nas Estrelas, que inclusive é a música mais ouvida no Brasil no primeiro semestre deste ano; Haverá Sinais, um feat com Jorge e Mateus que era um sonho para mim. Mas as canções do meu novo audiovisual, Lauana Prado Transcende – Ao Vivo no Ibirapuera também já são sucesso com os fãs, como Sombra Desconhecida, que tem a participação de Zé Neto e Cristiano, e Bar de Bairro. - A presença feminina no sertanejo tem evidenciado um pleno sucesso nos últimos anos. E tu és uma das grandes estrelas nesse universo. Como avalias essa visibilidade e esse trabalho que as mulheres estão fazendo, tanto nesse gênero musical quanto em toda a cena artística brasileira?
É muito importante! Existem mulheres talentosas em diferentes profissões, e na música não é diferente. Tenho muito orgulho de deixar a minha marca nessa trajetória, com muito trabalho, lotando shows, tendo canções de sucesso. Eu acredito muito e invisto nessa força feminina no sertanejo; as Cristinas, dupla de que eu gerencio a carreira, são um grande exemplo disso. - Alimentas projetos também de projeção para o exterior? O que passa em teus planos a respeito disso?
Recentemente, anunciei a minha primeira turnê internacional: vou me apresentar em Portugal em março de 2025. Era um pedido dos fãs há muito tempo e agora esse encontro vai acontecer. Estou feliz e animada, trabalhando muito para cruzar o oceano, levando um show incrível e, claro, sonhando cada vez mais em ir para outros países. - Tiveste participação marcante em alguns programas de música pela TV, entre eles o The Voice Brasil. Tais iniciativas ou projetos são importantes para difundir o trabalho e ampliar a relação do artista com um público mais amplo?
Com certeza! Eu estive duas vezes no programa de calouros do Raul Gil e depois no The Voice. Foram experiências incríveis que me proporcionaram oportunidades legais naquele momento. Tenho muito orgulho da minha história! Recentemente, participei dando um workshop no Estrela da Casa, o reality musical que estava sendo exibido na TV Globo. Reforcei com os participantes o quanto essa é uma experiência que marca a nossa carreira para sempre, de forma especial.
- O que a Lauana gosta de fazer em sua rotina pessoal? O que mais curtes em momentos de folga ou de férias?Quando não estou trabalhando, gosto de aproveitar a minha casa, sair para jantar, ir para a academia ou fazer outras atividades físicas, que é algo importante para mim também. De férias, sempre tento ficar próxima do mar; amo praia, o clima, a oportunidade de viver sem pressa.