A manhã desta terça-feira, 14, foi tumultuada no poder público de Santa Cruz do Sul. A Operação Controle, deflagrada pelo Ministério Público, cumpriu 139 ordens judiciais contra investigados e resultou no afastamento de servidores municipais, incluindo cinco secretários. Entre eles, o vice-prefeito e Secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell (Progressistas). Os alvos da investigação são suspeitos de envolvimento em crimes como fraudes em licitações, peculatos – desvios de valores públicos realizados por funcionários públicos – e lavagem de dinheiro.
Eleito vice-prefeito na chapa de Helena Hermany (Progressistas) nas eleições municipais de 2020, à época ainda vinculado ao PL, Elstor Renato Desbessell soma mais de 30 anos como servidor público concursado de Santa Cruz do Sul. Nascido em Linha Brasil, no distrito de Monte Alverne, em 1969, ele era filho de agricultores e conciliava os estudos em escola pública com a ajuda aos seus pais na lida rural. Ele passou a integrar o quadro de funcionários municipais como agente administrativo, na subprefeitura de Monte Alverne.
LEIA MAIS:
Publicidade
- MP deflagra operação contra fraude em licitações e contratos em Santa Cruz
- Vice-prefeito é afastado do cargo em operação do MP
- Reforma do autódromo e duplicação da BR-471; supostas fraudes somam R$ 47 milhões de prejuízo
- FOTOS: veja registros da operação que afastou vice-prefeito de Santa Cruz
Ainda, trabalhou como servidor nas secretarias de Agricultura e Fazenda, chegando a ser secretário nesta última. Durante o tempo como vice-prefeito, também ocupou a titularidade da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Em março deste ano, assumiu a pasta da Saúde. Quando deixou o PL e se filiou ao Progressistas, em março do ano passado, Elstor ainda chegou a comentar sobre sua pretensão de concorrer a prefeito em 2024.
Durante sua vivência na política, também passou pelo Legislativo municipal: Elstor foi vereador por três mandatos, de 2005 a 2008, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. No último ano na Câmara, ocupou a presidência da casa.
LEIA MAIS:
- Helena Hermany deve se manifestar sobre afastamento de vice até o final da manhã
- Operação Controle: presidente da Câmara de Vereadores foi acionada às 6 da manhã para abrir a sede
- Saiba quem são os cinco secretários afastados da Prefeitura de Santa Cruz
Elstor possui graduação em Economia e, neste ano, concluiu o curso de Direito. Sua monografia, que foi aprovada com nota máxima, abordou o tema “O processo político-administrativo da cassação do mandato de vereador: um estudo de caso no âmbito do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul – RS”.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade