Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRAVESSA KIPPER

Quem cortou as árvores de Rudiney? Mistério intriga morador de Santa Cruz

Foto: Bruno Pedry

Rudiney ainda busca saber o que aconteceu

Um morador da Travessa Kipper, localizada em Pinheiral, no interior de Santa Cruz do Sul, quer saber quem derrubou as árvores de sua propriedade. Na semana passada, após retornar de uma viagem, ele percebeu que várias plantas de dentro do seu terreno haviam sido cortadas. Além de não ter comunicado o proprietário, o responsável não recolheu os troncos, galhos e folhas que ficaram pelo chão e estão próximas de um riacho. Um boletim de ocorrência foi registrado.

LEIA TAMBÉM: Após reclamação de moradores, RGE explica como realiza as podas em árvores

“Quando chegamos na quarta-feira, estava tudo derrubado por aqui e nós não sabíamos quem tinha feito isso”, relata Rudiney Royer. Ele questionou os vizinhos se alguém teria visto a movimentação nos dias em que estava ausente e também contatou a Prefeitura e a RGE, mas ambas informaram não ter conhecimento nem ligação com o ocorrido. As árvores estavam no entorno da fiação elétrica e de telecomunicações, então a suspeita do morador é de que se trate de alguma empresa desses setores.

Publicidade

Fio caído permanece no local há vários dias, oferecendo risco a quem passa por perto | Foto: Bruno Pedry

Durante o corte, um dos fios se partiu e está caído sobre o terreno, oferecendo risco a quem passa por perto. “Se tinha que fazer essa limpeza, poderiam pelo menos ter avisado. Imagina se alguém faz uma denúncia e eu sou acusado de ter derrubado essas árvores.” Ele se preocupa também com o curso de água que passa ao lado. “Quando chove forte, ele sobe muito e leva tudo em volta. Precisa tirar isso daqui antes que desça e prejudique mais gente.”

LEIA TAMBÉM: Cortes feitos pela RGE em árvores de Santa Cruz geram discussão na comunidade

Royer diz que a família sempre se preocupou com a preservação da vegetação ao longo do riacho, para evitar a queda das encostas e o assoreamento. Para tanto, eles plantaram dezenas de árvores e outros arbustos menores no local. “Eu tenho uma estufa onde faço as mudas das flores e espécies nativas. Se tem espaço, a gente vai plantando.”

Publicidade

Segundo ele, durante as cheias a força da água acaba levando muitas das plantas de menor porte e, por isso, é preciso um cuidado especial para garantir a conservação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.