A quatro dias do segundo turno, os candidatos à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSDB) têm mais apoio entre os prefeitos dos principais municípios do Vale do Rio Pardo. É o que mostra um levantamento feito nessa terça-feira, 25.
A Gazeta do Sul consultou a posição dos mandatários de sete municípios que, juntos, tem 65% da população da região. Desses, seis declararam voto em Bolsonaro, incluindo Nestor Ellwanger (PSB), de Candelária, Gilson Becker (PSB), de Vera Cruz, e Jarbas da Rosa (PDT), de Venâncio Aires, cujos partidos apoiam formalmente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PSB, inclusive, integra a chapa do petista. Em Sinimbu e Vale do Sol, onde Lula venceu no primeiro turno, os prefeitos Sandra Backes (União) e Maiquel Silva (PP) também apoiam Bolsonaro.
LEIA TAMBÉM: Helena confirma apoio a Leite a seis dias do segundo turno
Publicidade
O único prefeito que não se posicionou em relação à disputa presidencial foi Rogério Monteiro (MDB), de Rio Pardo, que atribuiu a neutralidade à posição do seu partido em nível nacional. O MDB liberou os diretórios para apoiarem Lula ou Bolsonaro, mas a ex-candidata a presidente da sigla, Simone Tebet, está alinhada ao candidato do PT. Lula, por sinal, também venceu na Cidade Histórica no primeiro turno.
Em relação à eleição estadual, o apoio a Leite também é majoritário: seis dos prefeitos consultados declararam voto no tucano. A única que não se posicionou foi Sandra Backes, que alegou que respeita Leite mas que possui relação com Onyx Lorenzoni (PL) – os dois foram do mesmo partido por anos. “Preciso dos dois”, disse.
A Gazeta também levantou a posição dos 17 vereadores de Santa Cruz. Em relação à eleição estadual, os apoios são mais divididos: oito declararam voto em Leite e seis em Onyx, incluindo Carlão Smidt (PSDB), que é do partido de Leite. Dois vereadores do PP, Jair Eich e Ilário Keller, não confirmaram posicionamento, enquanto Alberto Heck (PT) diz que ainda estuda se oferecerá “apoio crítico” ao tucano, conforme recomendou o diretório estadual.
Já em relação à disputa presidencial, apenas dois vereadores, Heck e Bruno Faller (PDT), declararam voto em Lula, enquanto 11 apoiam Bolsonaro. Os outros quatro não se posicionaram – Luis Ruas (PSD) e Nicole Weber (PTB) dizem que pretendem ficar neutros, Cleber Pereira (União) afirmou que ainda não decidiu voto e Gerson Trevisan (PSDB) não respondeu.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: PT gaúcho decide recomendar “voto crítico” em Eduardo Leite
O que dizem os prefeitos da região
Helena Hermany (PP) – Santa Cruz: anunciou apoio a Bolsonaro na semana passada e a Leite esta semana. O PP integra a coligação de Bolsonaro e formalizou apoio a Onyx Lorenzoni (PL) para governador, mas algumas alas optaram por Leite. No primeiro turno, Bolsonaro e Onyx foram os mais votados no município.
Jarbas da Rosa (PDT) – Venâncio Aires: participou do ato de apoio a Leite esta semana e já declarou voto em Bolsonaro, embora seu partido apoie Lula. No primeiro turno, Bolsonaro e Onyx foram os mais votados no município.
Publicidade
Rogério Monteiro (MDB) – Rio Pardo: também participou do ato de apoio a Leite, mas não declarou voto para presidente. Diz que pretende se manter neutro a não ser que o MDB adote um posicionamento em nível nacional. No primeiro turno, Lula e Edegar Pretto (PT) foram os mais votados no município.
Gilson Becker (PSB) – Vera Cruz: apoia Leite e Bolsonaro, embora o seu partido integre a coligação de Lula. No primeiro turno, Bolsonaro e Onyx foram os mais votados no município.
Sandra Backes (União) – Sinimbu: apoia Bolsonaro, mas não pretende declarar voto para governador. Alega que não tem nada contra Leite, mas que sempre foi “seguidora” de Onyx. No primeiro turno, Lula e Onyx foram os mais votados no município.
Publicidade
Maiquel Silva (PP) – Vale do Sol: também apoia Bolsonaro e Leite. No primeiro turno, Lula e Onyx foram os mais votados no município.
Nestor Ellwanger (PSB) – Candelária: apoia Leite e Bolsonaro, embora o seu partido integre a coligação de Lula. No primeiro turno, Bolsonaro e Onyx foram os mais votados no município.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: na reta final, cenário está aberto
Publicidade
O que dizem os vereadores de Santa Cruz do Sul
Bancada do PTB – Está dividida. Rodrigo Rabuske e Serginho Moraes apoiam Onyx e Bolsonaro. Já Nicole Weber apoia Leite e não declara voto para presidente. “Não tenho orgulho de votar em nenhum dos dois”, alegou.
Bancada do PP – Os três vereadores apoiam Bolsonaro. Henrique Hermany apoia Leite, enquanto Jair Eich diz que votou em Onyx no primeiro turno e agora avalia se mudará de posição diante da decisão tomada pelo diretório municipal de apoiar Leite. Ilário Keller não respondeu.
Bancada do Republicanos – Bruna Molz e Raul Frisch apoiam Bolsonaro e Onyx.
Bancada do PSD – Licério Agnes e Luis Ruas apoiam Leite. Em relação à disputa presidencial, Licério declarou voto em Bolsonaro, enquanto Ruas se mantém neutro.
Bancada do PSDB – Está dividida. Carlão Smidt apoia Onyx e Bolsonaro. Gerson Trevisan apoia Leite, mas não respondeu quanto à eleição presidencial.
Alberto Heck (PT) – Apoia Lula e diz que estuda seguir a orientação da direção estadual de oferecer apoio crítico a Leite.
Bruno Faller (PDT) – Diz que vai seguir a orientação do partido, que apoia Lula e Leite.
Cleber Pereira (União) – Apoia Leite e diz ainda que não decidiu voto para presidente, mas que não pretende anular.
Leonel Garibaldi (Novo) – Apoia Onyx e Bolsonaro.
Daiton Mergen (MDB) – Apoia Leite e Bolsonaro.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!