Santa Cruz do Sul enfrentou problemas nesta quinta-feira, 19, no fornecimento de energia elétrica. Em praticamente toda a zona urbana, moradores relataram ao menos quatro quedas de luz durante alguns minutos no período da tarde, três delas consecutivas. Muitos demonstraram receio em relação aos aparelhos ligados na tomada, pelo medo de que os apagões pudessem queimar geladeira, televisão, ar-condicionado e outros aparelhos.
Um dos locais mais afetados foi a Rua Guarda de Deus, no Bairro Santuário. A moradora Josi Ramos relatou que a primeira queda de luz ocorreu às 4 horas de quarta-feira, quando ela ouviu estouros no transformador. Após o fornecimento ser restabelecido, outro estouro no transformador, por volta das 15 horas, provocou nova falta de luz. Desde então, a energia não voltou, ao menos até as 15h30 desta quinta.
LEIA MAIS: RGE dá desconto automático na conta de luz; saiba quem tem direito
Publicidade
A moradora Luana de Camargo Vogt (foto) está na mesma situação. Segundo ela, uma equipe da RGE esteve no local na quarta, às 11 horas. Porém, a fiação chegou a soltar faíscas às 15 horas, com o problema no transformador. “Com criança pequena, fica ainda mais difícil. Foi horrível para dormir no calorão. Estou com carne estragando no freezer. Estamos todos indignados”, disse. Ainda segundo ela, a inconstância na rede começou após uma troca de três postes, no ano passado.
O QUE DIZ A RGE
Sobre os problemas relatados, a RGE informou que as breves interrupções no fornecimento de energia elétrica ocorridas em Santa Cruz do Sul foram ocasionadas por defeito transitório – quando não há danos – na Linha de Distribuição Santa Cruz 1 e Santa Cruz 2. Equipes da empresa percorreram a linha e não encontraram nenhum problema que exigisse manutenção, segundo a concessionária. A RGE ainda garante que segue monitorando a linha, que operava normalmente no fim da tarde dessa quinta-feira.
Publicidade
No último dia 13, a RGE informou que não há problema de atendimento à demanda por energia elétrica em virtude do calor. Segundo a concessionária, não há desligamentos generalizados de equipamentos da rede de distribuição elétrica, como sugeriam áudios compartilhados no WhatsApp.
LEIA MAIS: Economia de energia: veja dicas para poupar durante o verão
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade