Um levantamento do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) apontou queda de 25,8% no número de matrículas no Ensino Médio em escolas particulares do estado, entre 2014 e 2018. Enquanto há seis anos foram 44.872 alunos inscritos, há dois foram 33.271, sendo a principal redução registrada entre 2015 e 2016.
Para o presidente do Sinepe, Bruno Eizerik, apesar de significativa, a queda já era esperada, porque se deve, principalmente, à criação do nono ano no Ensino Fundamental, ocorrida em 2016. “Os alunos deixaram de ir para o primeiro do Ensino Médio. Então é por isso que tem essa grande diferença no número de alunos”, explica. Em 2016, muitas escolas privadas ficaram sem turmas de primeiro ano do Ensino Médio. Os alunos que não entraram neste período, também não formaram turma de segundo ano em 2017 e terceiro ano em 2018.
LEIA MAIS: Inscrições na rede estadual são reabertas na segunda-feira
Publicidade
A crise econômica e a questão demográfica – redução do número de crianças e adolescentes na população – também tiveram influência sobre o número de matrículas, segundo Eizerik, mas o peso desta influência ainda não pôde ser verificado. “Vai ter real noção de queda quando saírem os números de 2019. A gente acredita que até o meio do ano tenhamos essa informação, para poder auferir qual foi a verdadeira queda do número de alunos”, afirmou.
LEIA MAIS: Para proponente, lei que reduz idade mínima respeita individualidade da criança
Publicidade