A maior feira de agropecuária voltada à agricultura familiar do Brasil encerrou as atividades deste ano com saldo de 80 mil pessoas. O número de excursões também foi expressivo. Ao todo, 540 grupos vindos de cidades dos três estados do Sul visitaram a Expoagro Afubra. Apesar de o número de público ter sido inferior com relação ao ano passado – 84 mil –, a queda não desanimou os organizadores. Isso porque, conforme o coordenador geral da feira, o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, este ano a feira surpreendeu no que diz respeito à qualidade dos estandes. “Tudo foi muito bem planejado. Desde as exposições, que foram bastante criativas, até as excursões que se deslocaram até aqui com data e hora marcada. Finalizamos a feira sem contratempos”, disse.
O presidente da Afubra, Benício Werner, destacou que o primeiro dia de chuva acabou atrapalhando o movimento da feira. Porém, avaliou que o maior ganho foi a troca de experiências. “O que nos interessa é que o agricultor tenha saído daqui com novos conhecimentos para aplicar nas lavouras e propriedades. Nesse sentido, a Expoagro 2016 cumpriu com a sua missão”, salientou.
Foi o caso do gerente de mar-keting de uma empresa que vende equipamentos ao meio rural, Fernando Carvalho. Segundo ele, a principal função do evento foi a interação e, por consequência, a troca de conhecimento com o público. “Nestes três dias, temos a possibilidade de realizar dinâmicas a fim de mostrar como os nossos produtos atuam, além de colocar a nossa marca na vitrine.” Carvalho afirmou ainda que neste ano não houve queda de vendas, mas também não foi registrado um crescimento expressivo.
“Temos a tradição de trazer grande parte da nossa linha de produtos. Ano que vem, pretendemos trazer ainda mais.” No mesmo ritmo encontrava-se o gerente de vendas de uma empresa de máquinas, Flávio Wink. Para ele, as vendas aconteceram dentro do esperado. “Oferecemos o diferencial de juros fixos, entre outras ofertas. Acredito que apesar dessa crise econômica que o País enfrenta, o fechamento da feira foi positivo”, comentou. O volume de negociações entre os expositores alcançou R$ 39 milhões.
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