Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Queda de granizo em lavouras de tabaco cresce 693% na atual safra

Foto: Astor Luís Jaeger

O número de plantações de tabaco danificadas pelo granizo aumentou 693,5% na atual safra. Em 2022/23, foram 2.156 lavouras atingidas sendo que, neste ano, o número saltou para 17.109. A informação é da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Os municípios mais atingidos pelas pedras de gelo são Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Juntos, somam 4,2 mil avisos.

Rio do Sul e Ituporanga, em Santa Catarina, registram 3 mil e Imbituva e Irati, no Paraná, 2 mil. De acordo com o Tesoureiro da Afubra, Fabrício Murini, a queda de granizo se intensificou em setembro e outubro. Ele salienta que os prejuízos são consideráveis e que os dias chuvosos atrapalham o trabalho de campo.

LEIA TAMBÉM: Vento e granizo provocam transtornos em municípios da região

Publicidade

“A gente está atendendo conforme adequação dos nossos avaliadores. E não apenas o granizo tem dado um pouco de transtorno neste atendimento porque, muitas vezes, permanece chovendo e aí demora um pouco para que nossos associados sejam atendidos. Mas dentro do possível, a gente busca atender a todos para que sejam remunerados e não tenham prejuízos na contagem das folhas perdidas”, salienta.

O prazo para produtores inscreverem as lavouras no seguro da Afubra encerra na próxima terça-feira, 31.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.