Muitas mulheres a seguem por conta de inspirações, sem saber que são elas mesmas que inspiram as postagens. Cada uma, com seu jeito único de ser, tem na essência a beleza maior, a força de ser mulher…
Nesta era de tecnologias digitais, a ibaramense Marlusa Pasa, 34 anos, encontrou-se profissionalmente unindo algumas de suas paixões – moda, consultoria de imagem e marketing -, e a facilidade na comunicação, chegando com seus conteúdos a um público de mais de 250 mil pessoas.
No Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, o número de seguidores está em 258 mil. Destes, de acordo com Marlusa, 98% são mulheres. Na plataforma, a criadora de conteúdo digital investe em postagens voltadas à autoestima, moda, imagem e beleza e compartilha também um pouco de sua vida pessoal.
Bem humorada e de sorriso largo, tem conquistado não apenas seguidores, mas também marcas parceiras, fazendo parcerias para divulgação. E, como o trabalho vai além das telas, com a consultoria de imagem auxilia muitas mulheres no autoconhecimento, a conhecer seus estilos e ver que há muitas possibilidades para deixar aflorar a personalidade que existe em cada uma.
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A paixão pela moda e consultoria despertou na infância. “Era uma menina que ia para escola totalmente diferente dos colegas. Sempre fui muito de me arrumar, então às vezes ia para a escola com saltão, saia, e as pessoas ficavam me olhando. Mas acho que isso tem muito haver com minha mãe, que aprendeu a costurar desde cedo e confeccionava as nossas roupas. Para mim foi um campo fértil de inspiração”, conta.
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Ao concluir o Ensino Médio, ingressou na faculdade de Direito, formando-se advogada e atuando na área por um breve período. Na sequência, ao engravidar da pequena Elis, dedicou seus cuidados à filha, e passou a vender roupas. “Era uma coisa que eu gostava de trabalhar, só não entendia ainda exatamente o que era que eu queria”, revela sobre o período de transição de carreira.
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Foi então que a consultoria de imagem surgiu de forma profissional, realizando cursos e buscando aperfeiçoamento na área. “Há sete anos efetivamente comecei a trabalhar com consultoria, mas antes disso comecei a ter uma bagagem maior para ver se era isso mesmo, porque é algo relativamente novo para algumas pessoas. Então tive que estudar bastante. Muitas pessoas têm medo de trocar de profissão, principalmente pelo que as outras pessoas vão dizer, e para mim foi muito tranquilo”, ressalta Marlusa.
Neste período também abriu uma loja em Sobradinho, município onde reside há cerca de 15 anos. “Decidi que era uma loja que queria abrir, pois queria ver esse lado feminino, de despertar e ajudar as mulheres a se vestirem. Às vezes acabava não vendendo, pois mostrava que aquela peça não tinha ficado legal, e aí já fazia a consultoria para a cliente, pois queria que a pessoa levasse realmente o que ficasse adequado a ela”.
Unindo a consultoria de imagem ao marketing, Marlusa deu espaço às vendas para focar na produção de conteúdo digital. Antes mesmo da pandemia já publicava diversas dicas voltadas especialmente ao público feminino, mas neste intervalo também fez cursos que a permitiram aprofundar o conhecimento sobre as redes sociais. “Lembro que comemorei os primeiros 10 mil seguidores. Aí teve uma publicação que bombou, viralizou, alcançou mais de 160 mil curtidas, e aí minha conta foi só crescendo, ganhou muito engajamento”, revela.
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Conforme Marlusa, quando decidiu fazer consultoria focou somente nas mulheres. “A gente sabe o quanto é difícil se posicionar ainda hoje. Aí resolvi que precisava encorajar essas mulheres, porque todo mundo tem estilo, só tem que dar uma mexida, pois às vezes se está com a autoestima baixa. Foi então que começaram a aumentar as seguidoras, que são de todo o Brasil e até de outros países”.
Além da ferramenta on-line, Marlusa participa de workshops de consultoria de imagem, especialmente voltados ao trabalho. “Se olhar minha página, trabalho todos os tipos de corpos. Fica lindo em qualquer corpo, é preciso ajustar-se ao estilo de cada uma. Tem moda para todo mundo e todo mundo tem estilo, então as mulheres se identificam bastante. Hoje a gente pode tudo, só que dependendo de onde se está. Aquele ditado antigo da primeira impressão é a que fica, realmente é a que fica, a imagem chega primeiro”, ressalta.
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Para as mulheres, uma de suas dicas é ter um espelho em casa, pois segundo ela, muitas não possuem. “Se maquiem, tirem um tempo para vocês, nem que seja para passar um batom, porque aí a gente começa a se olhar, se gostar e se conhecer. É preciso encontrar tempo para cuidar de si, para se entender, saber do que realmente gosta. A mulher tem um poder tão grande nas mãos, que não faz nem ideia. Esquecer um pouco ‘o que vão pensar de mim’, mas entendendo sempre o que quer transmitir, que mulher quero ser e ir atrás dessa mulher”, salienta.
Para acompanhar Marlusa, que tem atuado com palestras e consultorias principalmente para lojistas e empresas, é possível seguir através do perfil no Instagram, e, em breve, em um canal no YouTube.
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