A Uber informou nesta terça-feira, 24, que está dando o primeiro passo para retomar seu programa de veículos autônomos, ao colocar suas unidades novamente nas ruas em “modo manual”, com um motorista ao volante o tempo todo. A companhia anunciou que seus veículos especialmente equipados voltarão a funcionar pela primeira vez após a interrupção dos testes por um acidente fatal no Arizona, sem informar uma data.
Em março, uma mulher morreu após ser atropelada pelo carro da Uber. A motorista estaria assistindo ao programa The Voice no momento do acidente. Em um comunicado sobre o relançamento dos testes em Pittsburgh, na Pensilvânia, a Uber afirmou que irá começar no “modo manual, com um especialista atrás do volante controlando o veículo a todo o momento”. “Embora estejamos ansiosos para retomar os testes de nosso sistema de veículos autônomos, vemos que o manejo manual é um primeiro passo importante para ter proteção”, afirmou a companhia.
LEIA MAIS
Publicidade
Os testes permitirão à Uber recolher informação em distintos cenários que serão recriados em simulações virtuais, e também desenvolver um mapeamento mais preciso para os veículos. A Uber mantinha os testes com veículos autônomos em várias localidades nos Estados Unidos antes do acidente no Arizona.
Ford
A Ford também anunciou nesta segunda-feira que irá investir US$ 4 bilhões até 2023 em sua recém-criada unidade de veículos autônomos, a Ford Autonomous Vehicles, na tentativa de produzir carros autônomos nos próximos três anos. A segunda maior montadora dos Estados Unidos disse que a nova unidade engloba integração de sistemas autônomos, pesquisa de veículos autônomos e engenharia avançada.
Publicidade
A unidade, que será comandada pelo vice-presidente Sherif Marakby, ficará sediada no campus da Ford em Corktown, em Detroit, e será detentora da participação da Ford na Argo AI – parceira de Pittsburgh para desenvolvimento de sistemas autônomos. A Ford e a BMW planejam lançar carros autônomos em 2021. A também Tesla já falou sobre a criação de uma rede de carros autônomos. A General Motors, maior montadora dos Estados Unidos, já possui uma unidade de veículos autônomos, a Cruise, adquirida em 2016.
This website uses cookies.