Cultura e Lazer

Quatro livros de autoras mulheres da região que marcaram 2024

A cena cultural da região registrou lançamentos de livros em diversos gêneros ao longo de 2024, com novos títulos sendo apresentados por escritores já com carreira consolidada e também com estreias. Entre os destaques estiveram muitas mulheres, e o Magazine seleciona quatro obras que afirmam a qualidade e a variedade da produção feminina.

A primeira menção é para o ensaio “Psicagogia da experiência estética: o sublime existencial“, da professora, poeta e filósofa Marli Silveira, que em novembro assumiu a presidência da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Com mais de 30 obras publicadas, Marli é a primeira e até o momento única mulher do Vale do Rio Pardo eleita para a Academia Rio-Grandense de Letras.

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: resgatada de seu próprio inferno (parte 1)

Publicidade

Outra mencionada é a pedagoga Jossara de Fátima Bes, natural de Boqueirão do Leão e radicada em Santa Cruz, que realizou sua estreia em livro com o lançamento do volume de poemas “Pelas frestas das paredes“. Também estreante é a publicitária Alessandra Fischer, natural de Arroio do Tigre e residente em Santa Cruz. Ela se inspirou no movimento de superação dos estragos causados pela enchente para compor “Sinimbu e o conto de Natal”, em solidariedade para com a comunidade.

Por fim, a quarta dica é o novo livro da escritora Valquíria Ayres Garcia, natural de Cachoeira do Sul e radicada em Santa Cruz. No contexto do bicentenário da imigração alemã no Brasil, que transcorreu em 2024, ela lançou o volume infantojuvenil “Por que eles vieram?“, pela Editora Gazeta.

“Pscicagogia da experiência estética: o sublime existencial”, de Marli Silveira

Lançado pelas editoras República do Livro e Discurso Editorial, teve ampla e positiva repercussão na área das Ciências Humanas. A autora, homenageada da Feira do Livro de Santa Cruz em 2024, centra atenção em reflexões de Heidegger, uma de suas bases filosóficas, e leva adiante, de maneira original, a investigação em torno da importância da obra de arte para a humanização.

Publicidade

“Pelas frestas das paredes”, de Jossara de Fátima Bes

Lançado pela editora Coralina, significou uma lufada de poesia da melhor qualidade na cena literária regional. Em seu primeiro livro, em uma prosa poética recheada de referências a sua própria caminhada, desde a infância, cativa o leitor com cenas que provocam imediata identificação. Dos instantes do cotidiano à valorização da memória, Jossara chegou chegando no universo das letras.

“Sinimbu e o conto de Natal”, de Alessandra Bischoff Fischer

Teve atividades de lançamento em Sinimbu e em Santa Cruz do Sul ao longo e novembro. A obra, direcionada ao público infantil, inseriu-se no contexto do Movimento Por Sinimbu, criado por Alessandra para propor e liderar ações de solidariedade em favor da comunidade desse município, tão fortemente atingido pelas enchentes de abril e de maio.

“Por que eles vieram?”, de Valquíria Ayres Garcia

Foi lançado pela Editora Gazeta. Obra infantojuvenil, explora temáticas que se inserem no âmbito das comemorações do bicentenário da colonização alemã no Brasil. No enredo, uma jovem protagonista descreve o que ela vivencia na chácara de seus avós, incluindo a bisavó. Os fatos narrados remetem à aventura dos imigrantes, que deixaram tudo para trás a fim de recomeçar a vida no Sul do Brasil.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.