A cena cultural da região registrou lançamentos de livros em diversos gêneros ao longo de 2024, com novos títulos sendo apresentados por escritores já com carreira consolidada e também com estreias. Entre os destaques estiveram muitas mulheres, e o Magazine seleciona quatro obras que afirmam a qualidade e a variedade da produção feminina.
A primeira menção é para o ensaio “Psicagogia da experiência estética: o sublime existencial“, da professora, poeta e filósofa Marli Silveira, que em novembro assumiu a presidência da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Com mais de 30 obras publicadas, Marli é a primeira e até o momento única mulher do Vale do Rio Pardo eleita para a Academia Rio-Grandense de Letras.
LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: resgatada de seu próprio inferno (parte 1)
Publicidade
Outra mencionada é a pedagoga Jossara de Fátima Bes, natural de Boqueirão do Leão e radicada em Santa Cruz, que realizou sua estreia em livro com o lançamento do volume de poemas “Pelas frestas das paredes“. Também estreante é a publicitária Alessandra Fischer, natural de Arroio do Tigre e residente em Santa Cruz. Ela se inspirou no movimento de superação dos estragos causados pela enchente para compor “Sinimbu e o conto de Natal”, em solidariedade para com a comunidade.
Por fim, a quarta dica é o novo livro da escritora Valquíria Ayres Garcia, natural de Cachoeira do Sul e radicada em Santa Cruz. No contexto do bicentenário da imigração alemã no Brasil, que transcorreu em 2024, ela lançou o volume infantojuvenil “Por que eles vieram?“, pela Editora Gazeta.
Lançado pelas editoras República do Livro e Discurso Editorial, teve ampla e positiva repercussão na área das Ciências Humanas. A autora, homenageada da Feira do Livro de Santa Cruz em 2024, centra atenção em reflexões de Heidegger, uma de suas bases filosóficas, e leva adiante, de maneira original, a investigação em torno da importância da obra de arte para a humanização.
Publicidade
Lançado pela editora Coralina, significou uma lufada de poesia da melhor qualidade na cena literária regional. Em seu primeiro livro, em uma prosa poética recheada de referências a sua própria caminhada, desde a infância, cativa o leitor com cenas que provocam imediata identificação. Dos instantes do cotidiano à valorização da memória, Jossara chegou chegando no universo das letras.
Teve atividades de lançamento em Sinimbu e em Santa Cruz do Sul ao longo e novembro. A obra, direcionada ao público infantil, inseriu-se no contexto do Movimento Por Sinimbu, criado por Alessandra para propor e liderar ações de solidariedade em favor da comunidade desse município, tão fortemente atingido pelas enchentes de abril e de maio.
Foi lançado pela Editora Gazeta. Obra infantojuvenil, explora temáticas que se inserem no âmbito das comemorações do bicentenário da colonização alemã no Brasil. No enredo, uma jovem protagonista descreve o que ela vivencia na chácara de seus avós, incluindo a bisavó. Os fatos narrados remetem à aventura dos imigrantes, que deixaram tudo para trás a fim de recomeçar a vida no Sul do Brasil.
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.