A Capital gaúcha esteve movimentada na manhã desta sexta-feira, 29. Cerca de quatro haitianos e dois senegaleses chegaram em Porto Alegre vindos de Florianópolis, em Santa Catarina. Eles haviam pegado um ônibus às 22h30 no estado vizinho e chegaram no Rio Grande do Sul por volta das 6h30. Os seis estrangeiros já possuem um destino certo: apenas um deles deverá ficar em Porto Alegre. Os outros podem se deslocar ainda hoje para Canoas, Caxias, Encantado, Passo Fundo e Rondon, no Paraná.
Segundo informações do jornal Correio do Povo, o grupo foi recebido pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio. Ele afirmou que o Brasil é um país muito atraente para os imigrantes porque oferta vagas no mercado de trabalho. Ainda conforme o secretário, os imigrantes necessitam de, no mínimo, R$ 1,5 mil para sobreviver e mandar recursos para a família.
No dia 1º de junho está prevista uma nova chegada de caribenhos e africanos. Nesta sexta-feira, um ônibus parte do Acre e segue em direção ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, transportando 44 imigrantes. O número de pessoas que deverão permanecer em solo gaúcho ainda é indefinido.
Publicidade