Foram conhecidas na manhã desta quinta-feira, 30, as empresas que se habilitaram para realização do projeto de uma das mais importantes obras de mobilidade urbana dos últimos anos em Santa Cruz. Ao todo, serão quatro postulantes para elaboração do projeto do viaduto do Bairro Arroio Grande. O edital havia sido aberto no dia 26 de maio.
LEIA MAIS: Prefeitura abre edital para projeto de viaduto no Bairro Arroio Grande
Concorrem no certame HTC Brasil, de Ibiporã – PR, Moraes Ferro Engenharia LTDA, de Piracicaba -SP, Finger & Sommer Engenharia e Consultoria LTDA, de Porto Alegre – RS, e Sandro José de Souza Topografia (SM Engenharia), de Pinhal – RS.
Publicidade
As próximas fases são, na ordem, a abertura de propostas técnicas e abertura das propostas de preços. O custo estimado pelo Executivo para elaboração do projeto é de R$ 295 mil.
O projeto vai contar com todo o detalhamento sobre como deve ser a intervenção, além de estudos topográfico, ambiental e de tráfego. A confecção também é importante para apontar o custo estimado para implantação do viaduto, além de estabelecer as melhorias que precisam ser realizadas no entorno.
LEIA MAIS: Prefeitura estima início das obras do viaduto no Arroio Grande para janeiro de 2023
Publicidade
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Elstor Desbessel, a Prefeitura optou por contratar um projeto por não ter engenheiro especialista em cálculo estrutural dentro do quadro de servidores. “Engenheiros e arquitetos têm as suas especialidades. Tivemos que licitar pois estamos falando de um projeto com cálculos de quanto precisa ter de ferro, quanto de concreto, composição das massa asfáltica, entre outros dados. Um cálculo estrutural de um viaduto é quase como um edifício de 10, 12 andares. Não temos nenhum profissional com essa especialidade”, explica.
A partir do resultado da tomada de preços, quem vencer o certame vai ter 90 dias para entregar o projeto do viaduto para a Prefeitura. A projeção é de que a passagem tenha 318 metros de extensão. Já o total da área que deve receber intervenções chega a 2.737 metros quadrados. Somente em pavimentações, são 2.704 metros quadrados. O viaduto vai ser sustentado por pilares com 20 metros de espaçamento e com altura de cinco metros. A construção, prevista para começar no primeiro semestre do ano que vem, vai ocorrer no entroncamento da Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann com a Avenida Presidente Castelo Branco.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.