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MOBILIDADE URBANA

Quatro empresas vão concorrer para elaborar projeto de viaduto no Bairro Arroio Grande

A projeção é de que a passagem tenha 318 metros de extensão

Foram conhecidas na manhã desta quinta-feira, 30, as empresas que se habilitaram para realização do projeto de uma das mais importantes obras de mobilidade urbana dos últimos anos em Santa Cruz. Ao todo, serão quatro postulantes para elaboração do projeto do viaduto do Bairro Arroio Grande. O edital havia sido aberto no dia 26 de maio.

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Concorrem no certame HTC Brasil, de Ibiporã – PR, Moraes Ferro Engenharia LTDA, de Piracicaba -SP, Finger & Sommer Engenharia e Consultoria LTDA, de Porto Alegre – RS, e Sandro José de Souza Topografia (SM Engenharia), de Pinhal – RS.

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As próximas fases são, na ordem, a abertura de propostas técnicas e abertura das propostas de preços. O custo estimado pelo Executivo para elaboração do projeto é de R$ 295 mil.

Necessidade de licitação

O projeto vai contar com todo o detalhamento sobre como deve ser a intervenção, além de estudos topográfico, ambiental e de tráfego. A confecção também é importante para apontar o custo estimado para implantação do viaduto, além de estabelecer as melhorias que precisam ser realizadas no entorno.

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De acordo com o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Elstor Desbessel, a Prefeitura optou por contratar um projeto por não ter engenheiro especialista em cálculo estrutural dentro do quadro de servidores. “Engenheiros e arquitetos têm as suas especialidades. Tivemos que licitar pois estamos falando de um projeto com cálculos de quanto precisa ter de ferro, quanto de concreto, composição das massa asfáltica, entre outros dados. Um cálculo estrutural de um viaduto é quase como um edifício de 10, 12 andares. Não temos nenhum profissional com essa especialidade”, explica.

A partir do resultado da tomada de preços, quem vencer o certame vai ter 90 dias para entregar o projeto do viaduto para a Prefeitura. A projeção é de que a passagem tenha 318 metros de extensão. Já o total da área que deve receber intervenções chega a 2.737 metros quadrados. Somente em pavimentações, são 2.704 metros quadrados. O viaduto vai ser sustentado por pilares com 20 metros de espaçamento e com altura de cinco metros. A construção, prevista para começar no primeiro semestre do ano que vem, vai ocorrer no entroncamento da Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann com a Avenida Presidente Castelo Branco.

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