Quatro candidatos disputam neste domingo a preferência dos eleitores de Vera Cruz para ocupar, a partir de janeiro, a cadeira de Guido Hoff na Prefeitura. O atual prefeito anunciou no mês de agosto, em entrevista à Gazeta do Sul, a aposentadoria na trajetória de vida pública de 58 anos, aos 77 anos, após exercer a função de prefeito quatro vezes. Os eleitores poderão escolher neste domingo, 15, entre Eduardo Viana (PTB), Gilson Becker (PSB), Jerônimo Caiaio (PL) e Rosane Tornquist Petry (PP) para o comando da administração municipal nos próximos quatro anos.
O PTB formou uma chapa pura, com o vereador Eduardo Viana como candidato a prefeito. O vice é o aposentado Loreno Nyland, que já foi vereador por vários anos e, também, vice-prefeito.
O partido do atual prefeito, o PSB, concorre com o PDT e o PSL na coligação Renovação com seriedade. O candidato a prefeito é o ex-secretário e funcionário municipal Gilson Becker (PSB). O vice é o advogado Clauderio Valmor Ferreira (PSB), que em 2016 concorreu a prefeito.
Publicidade
LEIA MAIS: Debate dos candidatos à Prefeitura de Vera Cruz teve foco nas propostas
Outra chapa pura é do PL, que tem como candidato a prefeito o comerciário Jerônimo Dilamar da Silva (Caiaio). O vice na chapa é o agricultor Luciano Pagel. Já a ex-prefeita e professora Rosane Petry (PP), que exerceu a função por dois mandatos, entre 2009 e 2016, tenta voltar ao cargo concorrendo pela coligação Juntos por Vera Cruz (PP, MDB, PT, PSD, Republicanos). O vice na chapa é o atual presidente da Câmara e motorista, Waldir Justmann, o Peda (MDB).
O número de candidatos na disputa pelas 11 vagas na Câmara de Vereadores teve aumento de 35% em relação a 2016. No total, este ano há 85, enquanto há quatro anos foram 63.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Número de cidades com mais eleitores que habitantes cresce 60%