Santa Cruz do Sul

Quatro cavalos são apreendidos na Estação de Tratamento da Corsan no Bairro Santuário

Uma nova fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) efetuou a apreensão de quatro equinos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Pindorama na tarde da última terça-feira, 7. A ação aconteceu em operação conjunta com a participação de representantes da Corsan, da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Santa Cruz do Sul, Guarda Municipal e ONG Cavalo de Lata, a partir de determinação do Ministério Público.

Os animais apreendidos – três cavalos adultos e um jovem – se encontravam no local sem autorização, em busca ativa realizada em uma área alagada e de mata existente no terreno de cerca de 70 hectares. Três deles tiveram seus tutores identificados através do banco de dados da Semass, a partir do sistema de microchipagem dos animais instituído pelo município. Ao todo, foram identificados no local 26 equinos e 42 bovinos.

LEIA MAIS: Corsan intensifica fiscalização do abandono de animais na Estação de Tratamento

Publicidade

Os animais foram fotografados e conduzidos em um reboque próprio para o transporte de equinos para uma área isolada para quarentena e coleta de material biológico para realização de exames de MORMO e AIE. Os cavalos serão mantidos em isolamento até o resultado dos exames, para posterior vermifugação e vacinação contra a influenza equina.

Os tutores são orientados a procurar a IVZ (Avenida João Pessoa, nº 199, Centro,) para regularização da situação cadastral para criação de equinos no município e também sobre como proceder para o resgate dos animais.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.