Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde do homem

Quase um terço dos homens não possuem o hábito de cuidar da saúde

Na semana que antecede o dia dos pais, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento sobre saúde do homem. De acordo com a pesquisa, quase um terço (31%) dos homens brasileiros não tem o hábito de acompanhar seu estado de saúde. Os motivos que levam ao descuido são as barreiras socioculturais que interferem na prevenção à saúde. Em muitos casos, os homens pensam que não ficam doentes ou têm medo de descobrir alguma doença, além de sentirem que esse cuidado pode interferir na sua imagem de cuidado com a família.

No levantamento, 55% dos homens disseram que não procuram os serviços da saúde porque nunca precisaram. Umas das consequências disso é que eles acabam morrendo mais cedo do que as mulheres. De acordo com o IBGE, em 2013 a expectativa de vida da população masculina chegou a 71,3 anos enquanto a feminina atingiu 78,6. Em média os homens vivem 7,3 anos menos que as mulheres. E as doenças que levam à óbitos são as que podem ser prevenidas, como acidentes vasculares, infartos, cânceres e doenças do aparelho digestivo.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou em uma entrevista coletiva, que os filhos podem ser um aliado. “Saúde é importante para que os homens participem ativamente das atividades familiares. Nossa chamada é para que os pais procurem os serviços e recebam orientações para cuidar de sua saúde e prevenir doenças, como manter as vacinas em dia. Filhos, lembrem seus pais de cuidar regularmente da saúde. Esse será o melhor presente para toda a família”, destacou o Ministro.

Publicidade

A partir desses números e aproveitando a data que antecede o dia dos pais, o Ministério da Saúde lançou o Guia da Saúde do Homem. O objetivo é aproveitar o momento em que o homem está mais próximo do serviço de saúde, acompanhando sua parceira no Pré-Natal, para que ele adote hábitos saudáveis e realize exames preventivos. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.