Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Quase tudo pronto para a Expoagro Afubra

Foto: Rafaelly Machado

Inscrições seguem até o dia 25 de novembro

A espera está perto de terminar. Depois de dois anos cancelada em virtude da pandemia, a 20ª edição da Expoagro Afubra tem início nesta quarta-feira, 23, em clima de otimismo. A organização trabalhou durante todo o final de semana e os preparativos para o evento avançaram rapidamente. A maior parte do maquinário que estará em exposição ao público já desembarcou no parque em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

De acordo com o técnico responsável pelas lavouras demonstrativas, Claiton Dutra Teixeira, em torno de 80% da estrutura já está montada. “Temos setores que chegam na terça, como o pessoal das agroindústrias e também a parte dos animais. Mas fora isso, temos apenas alguns estandes que carecem de trabalho, pois a maior parte da organização está finalizada e o restante será feito entre segunda e terça-feira.”

Teixeira: entre hoje e amanhã, toda a estrutura deve estar pronta para receber o público | Foto: Rafaelly Machado

A organização espera 100 mil frequentadores entre os dias 23 e 26. Além da exposição de produtos para a agricultura, o público poderá conferir as delícias nos pavilhões da agroindústria familiar. Uma das novidades será a estreia do novo prédio, construído para a edição de 2020, que não aconteceu em virtude da crise da Covid-19.

Publicidade

“Estamos com bastante expectativa em relação ao público. São dois anos sem feira e temos a perspectiva do sábado, que deve trazer muita gente da cidade. Foi um dia muito pedido pelo público e expositores e tinha sido incluído nas edições programadas para 2020 e 2021, que não aconteceram em virtude da pandemia, assim como o novo prédio da agroindústria familiar, que será inaugurado oficialmente”, complementou Teixeira.

LEIA MAIS: Projeto prevê classificação do tabaco na propriedade, mas sindicato não concorda

Lavouras demonstrativas recebem os últimos cuidados antes da abertura do evento | Foto: Rafaelly Machado

Para expositor, feira ficará para a história

Nas lavouras demonstrativas, o trabalho é incansável para deixar as culturas de qualidade em evidência ao público. Para Silvio Luis Rowedder, de 46 anos, que é produtor rural e representante comercial da Pioneer Sementes, a Expoagro Afubra 2022 ficará na história.

Publicidade

“Eu trabalho na empresa com esse tipo de evento há mais de 25 anos e é difícil pensar algum ano que tenha tido uma expectativa tão grande dos produtores, inclusive por causa da frustração da safra e um ano difícil de estiagem, o que aumenta mais a curiosidade de conhecer novas tecnologias e novas maneiras de cultivar”, disse o expositor.

Em seu estande, ele apresenta lavouras de milho e soja. “Esta é uma região que começa a enxergar a oportunidade de fazer duas safras no verão, plantando milho cedo, com possibilidade de fazer silagem, e depois fazer uma safrinha de soja. A feira vai ser um sucesso. O agricultor está sedento por novidades. Uma feira desse calibre é uma referência. Vai ter muito mais gente do que esperamos”, projetou Silvio.

LEIA TAMBÉM: Cheques do óleo saturado vão ser entregues na Expoagro

Publicidade

Rowedder: expectativa é grande para a edição de 2022, pois os agricultores estão em busca de novidades para as suas lavouras | Foto: Rafaelly Machado

Mostra Científica evidencia o talento e a ciência nas escolas

A Mostra Científica Verde é Vida novamente estará presente na programação da feira para apresentar os melhores projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos nas 13 regiões de atuação do projeto Verde é Vida no Sul do Brasil. Os trabalhos finalistas para a etapa Sul-Brasileira estarão expostos no Espaço da Inovação do Agro. Ao total, são sete selecionados do Rio Grande do Sul, quatro de Santa Catarina e dois do Paraná, com divisão proporcional ao número de cases inscritos por estado – essa é uma outra novidade da pesquisa científica desde o ano passado.

O processo de estímulo à pesquisa para que os estudantes desenvolvam conhecimento mais profundo sobre as propriedades familiares e as comunidades começa nas próprias escolas, com os trabalhos dos alunos e professores. Depois da etapa escolar, acontece a etapa regional, na qual os trabalhos científicos são apresentados através de cases e os melhores são selecionados para a Expoagro Afubra. Durante a feira, 26 alunos e 13 professores apresentarão as diretrizes de suas pesquisas para o público visitante – são 13 escolas e 13 trabalhos selecionados, sendo que cada trabalho tem um professor e dois alunos.

Ao longo do último ano letivo, o Verde é Vida deu início a mais uma etapa de seleção de projetos para a Expoagro Afubra de 2022. Devido a reflexos da pandemia, um dos diferenciais dessa temporada foi que tudo aconteceu de maneira online, inclusive a etapa regional. Um total de 49 escolas se inscreveram, com 49 trabalhos, que foram analisados por uma comissão avaliadora composta por alunos e professores de universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Cada trabalho recebeu cinco avaliações, considerando critérios como relevância para o crescimento do aluno e da agricultura familiar e contribuição para o desenvolvimento sustentável, entre outros aspectos técnicos.

Publicidade

LEIA MAIS: Expoagro retorna com edição histórica e focada na inovação

Estudantes desenvolveram trabalhos com foco no desenvolvimento da propriedade | Foto: Arquivo/Afubra/Divulgação/GS

Integração

Além da apresentação de trabalhos e integração nos dias da Expoagro Afubra, os alunos pesquisadores e professores orientadores da Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida também interagem durante a viagem de vinda e ida até Santa Cruz do Sul – o transporte é feito por um coordenador regional do Verde é Vida.  “O grupo convive em um ambiente familiar, na Casa Retiro Loyola, organizado com muito carinho pelo Grupo de Cursilhistas e funcionários do espaço, onde a integração e a troca de conhecimentos acontecem de forma natural”, explica o coordenador operacional do Verde é Vida, Márcio Castro Guimarães. O Verde é Vida organiza toda a logística de hospedagem, alimentação e também proporciona visitação a pontos turísticos, em horários pós-feira, e premiações para os estudantes e educadores.

Casa da Emater reserva novidades ao público

Para os visitantes, não faltarão opções ao longo dos quatro dias da Expoagro Afubra. Um dos locais que costuma ser muito frequentado é o espaço da Emater/RS-Ascar, que está presente desde a primeira edição.

Publicidade

A entidade que é vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), irá apresentar o tema “Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação” em 20 seções temáticas (veja ao lado), distribuídas em uma área de 12,1 mil metros quadrados.

O coordenador geral do Espaço Casa da Emater, Matias Mauri Streck, ressalta as novidades pensadas para a feira em 2022. “Neste ano, a instituição traz novidades em todas as temáticas apresentadas, com destaque às áreas de Plantas Bioativas, as quais surgem como alternativa de diversificação de renda na região, por meio do incentivo para a produção de óleos essenciais, e também a de Tecnologias da Aplicação, onde vamos abordar a correta aplicação de produtos hormonais, com destaque ao herbicida 2,4D, minimizando assim os riscos de deriva desses produtos.”

Com 20 temas diferentes, espaço busca estimular a diversificação e o conhecimento | Foto: Matias_Mauri_Streck

A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Souza, destaca o comprometimento e o trabalho dos extensionistas rurais no planejamento e organização dos espaços temáticos. “As ações para a Expoagro Afubra iniciaram ainda em 2021. São meses de planejamento e execução de ações pensadas para levar alternativas ao público da feira, em especial às famílias assistidas pela Emater, para que, visitando o nosso espaço, possam vislumbrar alternativas para as suas propriedades rurais, visando a uma melhor qualidade de vida no campo, e que o jovem veja o potencial econômico e bem-estar que o meio rural proporciona. É a Extensão Rural e Social trabalhando para o desenvolvimento das famílias do meio rural e de todo o Rio Grande do Sul.”

LEIA MAIS: Nova edição do Jornal da Emater circula na região

O público que passar pelo Espaço Casa da Emater poderá conferir diferentes temas ligados à agroindústria familiar, apicultura, artesanato rural, bovinocultura de leite, cozinha show: didática e oficina de processamento de carnes, comunicação, cooperativismo, erva-mate, floricultura, fruticultura, morangos, plantas bioativas, pecuária familiar, piscicultura, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, solos, tecnologia da aplicação e Turismo Rural.

Temas

1 – Agroindústria Familiar
2 – Apicultura
3 – Artesanato Rural
4 – Bovinocultura de Leite
5 – Cooperativismo
6 – Cozinha Show – Didática
7 – Cozinha Show – Processamento de carnes
8 – Erva-Mate
9 – Floricultura
10 – Fruticultura
11 – Pecuária Familiar
12 – Piscicultura
13 – Plantas Bioativas
14 – Saneamento Ambiental
15 – Secagem e Armazenagem
16 – Solos
17 – Tecnologias da Aplicação
18 – Turismo Rural
19 – Morango
20 – Comunicação e Tecnologias da Informação

Com informações da Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2022.

LEIA MAIS: Expoagro retorna em 2022 com foco nas transformações

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.