O Estado acumulou em abril 112 mil candidatos na fila para a realização do exame prático da categoria B para a Carteira Nacional de Habilitação, segundo dados do Detran-RS. A primeira prova do projeto de redução da espera teve início na última quarta-feira, 4. A turma extra aberta pelo Detran tem 32 vagas para alunos de Uruguaiana.
A ampliação é uma ação tomada pelo governo do Estado no intuito de diminuir a lista de espera para realização dos exames. Outro ato que deve ajudar é a permissão para aplicação de provas no final de semana e em horários avançados, além da jornada regular. O anúncio dessa medida foi feito pelo governador Ranolfo Vieira Júnior e pelo secretário da Segurança Pública, Vanius Santarosa, juntamente com o novo diretor-geral do Detran-RS, Marcelo Soletti, no dia 28 de abril.
Após o atendimento dessa turma-piloto, a ideia é realizar eventuais ajustes no sistema, avaliar os impactos e implementar turmas extras nas regiões mais críticas. “Projetamos abrir vagas por regiões do Estado, priorizando aquelas onde o represamento é maior, como a rota de Passo Fundo, por exemplo”, explicou o diretor técnico do Detran-RS, Fábio Pinheiro dos Santos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Maio Amarelo: Santa Cruz recebe ações de conscientização sobre o trânsito
No ano passado e em 2020, houve uma redução drástica no número de vagas para aplicação dos exames. Isso causou enormes filas e o acumulado chegou a 112 mil candidatos em abril. O número é referente às pessoas que cumpriram as etapas prévias e já podem agendar a prova prática. As cidades com maior quantidade de alunos aguardando são Porto Alegre, com 17.285, Caxias do Sul, com 5.995, Canoas, 4.662, Pelotas, 3.868, e Santa Maria, com 4.214.
Mas essa realidade não foi diferente para o administrador Celso Felipe Hofstatter, morador de Venâncio Aires. Ele iniciou o processo de habilitação para categoria B em fevereiro de 2021 e, durante vários meses, sofreu com as dificuldades para marcação de aulas e com poucas opções de horário. Além disso, as aulas extras foram uma dificuldade – ele encontrou filas até para as aulas de reforço.
Publicidade
Segundo Hofstatter, essa lentidão repercutiu negativamente na aprendizagem. “Minhas aulas eram muito distantes umas das outras, eu não conseguia ter uma sequência regular. Me sentia inseguro e despreparado para fazer o exame e acho que isso teve impacto no resultado final, que foi a reprovação.”
LEIA TAMBÉM: Novo modelo de carteira de habilitação passa a valer a partir de junho; saiba o que muda
Na região
Santa Cruz do Sul: 936
Venâncio Aires: 498
Candelária: 225
Rio Pardo: 421
Vera Cruz: 178
Cachoeira do Sul: 592
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade