A Secretaria da Fazenda inicia a análise dos pedidos de devolução do valor pago no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 por quem teve a casa atingida pelas enchentes ou deslizamentos em Santa Cruz do Sul e consta no cadastro da Defesa Civil. Um total de 638 contribuintes requereram a restituição do dinheiro até 10 de julho ou o não pagamento do tributo. Agora, as equipes da secretaria analisam os processos.
Ao apresentar o balanço, durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, nessa quarta-feira, 17, o secretário da Fazenda, Valdir Bruxel, comentou a baixa adesão ao benefício. “Fiquei surpreso ao ler a Gazeta do Sul dessa quarta os dados do Raio X com relação à Santa Cruz, onde se apresenta que 5.974 pessoas foram atingidas, em um total de 2.768 casas. Somente 638 contribuintes foram buscar esse benefício da Prefeitura.”
LEIA TAMBÉM: Vereadores aprovam isenção do IPTU para atingidos pela enchente
Publicidade
A lei que regulamenta a devolução do IPTU em Santa Cruz prevê um prazo de 30 dias para analisar o processo. “No máximo até o mês de agosto queremos que todo mundo já tenha recebido. Contudo, não é um processo tão simples. Primeiro é necessário verificar se você foi pago ou não. Após, a busca por qual o valor, se foi pago à vista ou não”, acrescentou Bruxel.
Conforme o secretário, a equipe da pasta vai analisar os pedidos e avaliar caso a caso. “Para o contribuinte, quando ele faz o pagamento é uma única guia, em um determinado valor. Contabilmente, nós temos que fazer lançamentos separados desse pagamento: um tanto de IPTU, um tanto de lixo. E quando a pessoa faz o pagamento parcial e o restante a vista, ele tem dois lançamentos diferentes. Quem pagou à vista tem dois documentos, já quem pagou à prazo e já tinha parcelamento, seis, sete ou até oito documentos, tem que verificar se aquilo entrou em recurso livre ou carimbado”, explica.
LEIA TAMBÉM: Governo libera R$ 1,28 bilhão para ações de apoio ao Rio Grande do Sul
Publicidade
A devolução do dinheiro, como informa o secretário, vai ser feita via depósito bancário na conta informada pelo proprietário do imóvel atingido. “Eu acredito que toda população de Santa Cruz do Sul saiba, mas reforço que a Prefeitura não trabalha com dinheiro em espécie.”
Sobre a lei aprovada pela Câmara de Vereadores na segunda-feira, 15, que concede isenção no pagamento do IPTU e Taxa de Lixo, Valdir Bruxel esclarece que se trata apenas de uma regulamentação do que já estava em vigor. Em relação à isenção do IPTU para 2025, segundo Valdir Bruxel, o prazo vai até dezembro deste ano.
LEIA TAMBÉM: Concurso Nacional Unificado acontece em um mês; confira horários e outras informações
Publicidade
Mais informações sobre a isenção do IPTU em Santa Cruz podem ser obtidas na Secretaria da Fazenda, localizada na Rua Coronel Oscar Jost, número 1.551, ou pelo telefone 3690–4148.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade